Programa Recomeço, da Seguradora Líder, quer reinserir beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /cqcs/

No dia 16 de agosto, a Seguradora Líder realizou, no Rio de Janeiro, o evento de lançamento do Programa Recomeço, que visa ressocializar e reinserir os beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho. “Vivemos em um país no qual o trânsito afeta de maneira trágica e permanente milhares de pessoas todos os anos. Na última década, foram cerca de 4 milhões de vítimas indenizadas pelo Seguro DPVAT. Destas, mais de 3 milhões passaram a conviver com algum tipo de invalidez, sendo que a maioria tem entre 18 e 34 anos”, afirmou o Diretor-Presidente da Seguradora Líder, Ismar Tôrres, na ocasião.

Ele acrescentou que uma parte considerável da população economicamente ativa, muitas vezes, acaba sendo afastada do mercado de trabalho por conta das sequelas e que a Seguradora Líder acredita que o seu papel no amparo às vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil não deve estar restrito ao pagamento de indenizações.

O evento, que teve como mestre de cerimônia o atleta paralímpico Fernando Fernandes, contou também com as presenças do Presidente da CNSeg, Marcio Coriolano, e do Diretor-Geral da Escola Nacional de Seguros (ENS), Renato Campos. Eles destacaram a relevância do Programa Recomeço para toda a sociedade. “O principal atributo desse evento é mirar o futuro. Criar valor. Criar oportunidades para os beneficiários do Seguro DPVAT e para as empresas do mercado. A CNSeg apoia a iniciativa e, como entidade que congrega e representa o setor segurador, não medirá esforços para envolver suas associadas”, garantiu Coriolano, no momento do seu discurso.

Já Renato Campos enfatizou o fato de a ENS ser parceira do Programa Recomeço para a turma-piloto do curso de qualificação de beneficiários no Rio de Janeiro, lembrando que a iniciativa é uma oportunidade da instituição de dar continuidade a programas de formação como o “Amigo do Seguro”, voltado para a seleção e treinamento de alunos da rede pública de ensino para o mercado de seguros. “Além de valorizar o trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Seguros, o Recomeço valoriza seus alunos, os verdadeiros protagonistas dessa história. Temos o orgulho do trabalho em parceria com a Seguradora Líder para dar suporte a esses alunos e não tenho dúvidas de que o curso, em muito, aumentará a empregabilidade dos profissionais em seu retorno ao mercado”, frisou Campos.

Outro depoimento marcante foi feito pelo Presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS), Guacir Bueno, que é cadeirante e também preside a Asasepode, associação que busca incluir socialmente pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul. Bueno se disse orgulhoso de projetos que promovam a inclusão efetiva no mercado.

Já Fernando Fernandes falou da importância do Programa Recomeço para a inclusão das pessoas que adquiriram algum tipo de deficiência depois de um acidente de trânsito. “Nesses nove anos como cadeirante, nunca fez tanto sentido contar a minha história em um evento como hoje. Para mim, o Programa trabalha a capacidade do indivíduo, possibilitando que ele ocupe cargos pela sua capacidade, não pela mera formalidade de preenchimento de cotas. Precisamos de projetos como esse para nos inserirmos socialmente e mostrarmos que é possível encontrar oportunidade mesmo depois de uma fatalidade”, comentou o mestre de cerimônias que ainda apresentou a palestra “Motivação e foco para superar limites”, em que conta como o esporte o ajudou a recomeçar a sua vida após o acidente de carro que o deixou paraplégico.

O evento também contou com uma apresentação de Herberth Vital, beneficiário do Seguro DPVAT, que teve sua história contada em vídeo e os alunos da turma-piloto de qualificação do Programa Recomeço, que contaram como o Programa já está sendo responsável por grandes mudanças em suas histórias de vida.

No mesmo dia do evento de lançamento, 16 de agosto, o Programa Recomeço também foi destaque em reportagem especial do “Bom Dia Brasil”, na TV Globo. O vídeo está disponível neste endereço eletrônico: https://globoplay.globo.com/v/6948962/.

Os interessados em saber mais sobre o Programa Recomeço podem acessar owww.seguradoralider.com.br/recomeco.

EMPRESAS

Ao criar o Programa Recomeço, a Seguradora Líder atua como facilitadora para o cumprimento da Lei 8.213/91, que obriga empresas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% das vagas de seu quadro de efetivos para pessoas com algum tipo de deficiência que, segundo o IBGE, já são mais de 45 milhões ou cerca de 23,9% da população brasileira. Hoje, somente 403 mil deficientes estão no mercado de trabalho (menos de 1% das pessoas com deficiência).

Qualquer empresa interessada em participar do projeto pode se inscrever, de forma gratuita, enviando um e-mail para , solicitando login para cadastro.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros