Brasil,

Índice de satisfação do brasileiro com o trabalho cai no 2º trimestre, aponta núcleo de estudos Sodexo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Reis via Mx
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, disponível no site www.indicedequalidadedevida.com.br, fecha o 2º trimestre de 2018 em 5,91 pontos; 13% menor em relação ao mesmo período do ano anterior

A piora na previsão de crescimento da economia brasileira apontada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o cenário político indefinido às vésperas de uma eleição presidencial marcaram o segundo trimestre do ano. Neste período, o ambiente interno das empresas foi impactado negativamente, segundo o último resultado do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) 2018, uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste online.

No segundo trimestre de 2018, o IQVT foi de 5,91 pontos (em uma escala de 0 a 10), apresentando uma queda de 13% (6,83 pontos) em relação ao mesmo período no ano passado. A análise de 1.884 respostas de trabalhadores por todo o País mostrou que todas as dimensões de qualidade de vida no trabalho apresentaram queda no trimestre. O levantamento constatou que os fatores relacionados a oportunidades de Crescimento Pessoal e Profissional (5,55) e Reconhecimento (5,21) obtiveram os menores índices de satisfação no período.

O resultado também apontou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre mulheres do que entre homens (5,99 pontos contra 5,82 pontos), e revelou que o Ambiente Físico oferecido pela organização (6,34 pontos) e a Facilidade e Eficiência das ferramentas para executar o trabalho diário (6,33 pontos) são os fatores com maiores índices de satisfação, em comparação a 2017.

O segmento com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de RH (6,67 pontos) e o de menor índice foi a área de Distribuição e Logística (5,05 pontos). Já a região do País com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Norte (6,18 pontos); e a de menor, a Sudeste (5,88 pontos).

“A instabilidade econômica, com perspectivas mais pessimistas para o crescimento do PIB, limita o investimento das empresas e isso impacta no ambiente de trabalho. O resultado mostra que a satisfação com itens relacionados ao reconhecimento dos funcionários, como bônus e benefícios que recebem além do salário, apresentaram uma queda de 5% em comparação ao mesmo período em 2017. Continuaremos monitorando e analisando o indicador este ano com o objetivo de acompanhar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos.


NÚCLEO DE ESTUDOS SODEXO

Com o objetivo de contribuir para a economia brasileira, em particular para o desenvolvimento socioeconômico do País e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar a experiência interna e dados do mercado em informação de utilidade pública que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.

“A Sodexo investe em pesquisas e estudos globais sobre qualidade de vida no trabalho há mais de 50 anos. O Núcleo de Estudos foi criado para ampliar o debate do tema no Brasil por meio da divulgação de informações que contribuam permanentemente para o aumento da produtividade nas organizações, da melhora na relação entre empregador e empregado e para um melhor entendimento do mercado. Acreditamos que os conteúdos poderão guiar importantes tomadas de decisão com relação à economia e auxiliar na compreensão dos hábitos diários do trabalhador brasileiro”, finaliza Cosenza.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o Núcleo foi lançado em janeiro de 2018. Ao longo deste ano, serão publicados novos estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado, satisfação no trabalho e crescimento profissional. O público interessado já pode acessar os conteúdos e acompanhar as novidades por meio do portal da companhia e também nas redes sociais.

Sobre o Índice Sodexo de Qualidade de Vida
O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) é elaborado a partir dos resultados obtidos no teste online gratuito e possui o objetivo de compreender os fatores que interferem na qualidade de vida do trabalho, medir a percepção de qualidade de vida no Brasil em relação ao trabalho e desenvolver uma ferramenta útil para o público em geral.

O levantamento, divulgado trimestralmente, é baseado no conceito mundial da Sodexo das seis dimensões da qualidade de vida: Facilidade e Eficiência, Reconhecimento, Interação Social, Crescimento Pessoal, Ambiente Físico e Saúde e Bem-estar.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o crescimento pessoal e profissional e para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 96 mil clientes, que representam 6,4 milhões de usuários, com uma rede de 460 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Frota Pass, GymPass e Apoio Pass.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar