Brasil,

Negócios da quebrada| Aceleradora de Negócios de Impacto Social da Periferia está com as inscrições abertas; selecionados podem ganhar R$ 20 mil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Frida Luna
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Iniciativa da A Banca, Artemisia e FGVcenn, a "Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia" está com as inscrições abertas para a segunda edição do programa. Os empreendedores têm até 16 de julho para se inscreverem pelo site www.aceleradoranip.com

A segunda edição da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferiaestá com as inscrições abertas até 16 de julho. A iniciativa da produtora A Banca – em parceria com Artemisia e FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) – tem o objetivo de potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo). O processo vai selecionar cinco negócios e os empreendedores selecionados receberão até R$ 20 mil de capital-semente. As inscrições podem ser feitas pelo link www.aceleradoranip.com

Segundo DJ Bola, presidente-fundador da A Banca e um dos idealizadores da Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferia, uma nova geração de negócios de impacto social só será efetiva se a população das periferias brasileiras for protagonista na criação de empresas que solucionem os problemas sociais e ambientais da quebrada – e não apenas um cliente ou beneficiário. “Acreditamos que nas diversas periferias do país há empreendedores e empreendedoras com ideias e soluções com alto potencial de impacto social e ambiental. Esses empreendedores, com o suporte adequado, podem escalar e impactar positivamente milhares de pessoas”, salienta.

O empreendedor social acrescenta que a primeira edição do programa acelerou as empresas Boutique de Krioula, Empreende Aí, Ecoativa, Jovens Hackers e Editora Selo Povo, todas empresas da periferia da Zona Sul de São Paulo que estão tendo suas soluções e negócios potencializados. “Os empreendedores estão tendo acesso a uma rede de pessoas incríveis, que proporcionam a troca de conhecimento e o contato com outros empreendedores, gerando um grande aprendizado para todos envolvidos”, relata.

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, afirma que as organizações se uniram por um sonho em comum: potencializar o desenvolvimento de negócios de impacto social na periferia com soluções voltadas para endereçar desafios sociais e ambientais. “Além de apoiar, queremos também incentivar o surgimento de novos negócios de impacto dentro das periferias, que hoje representam uma parcela pequena dentro do ecossistema de empreendedorismo de impacto”. E acrescenta: “trabalharemos para criar pontes entre empreendedores acelerados provenientes de realidades distintas”.

Critérios de participação

Estão aptos a participar negócios de impacto social com produtos e serviços já desenvolvidos e com potencial de ganhar escala; empreendedores em estágio inicial de vendas; negócios com modelo consolidado e com ganhos na estrutura operacional e desafios de impacto social: empreendedores que desenvolvam produtos e serviços de real impacto social e ambiental positivo, com sustentabilidade financeira e que atuem em M´Boi Mirim, Capela do Socorro, Capão Redondo e Campo Limpo. Ao final do ciclo de aceleração, os empreendedores que tiverem participado ativamente e desenvolvido um bom plano de negócio receberão até R$ 20 mil de capital-semente para investir no negócio.

O programa irá fortalecer uma nova geração de negócios de impacto da periferia. Para isso, os empreendedores e empreendedoras selecionados terão acesso a encontros presenciais mensais, com a duração de até quatro horas no espaço da A Banca (ou de algum parceiro no Jardim Ângela) sobre temas relacionados ao negócio; acompanhamento quinzenal; workshops em conjunto com empreendedores acelerados pela Artemisia em outros programas para promover a interação entre realidades distintas e aprendizado mútuo, acesso a conhecimento e rede de mentores das três organizações realizadoras.

Entre os temas a serem abordados durante o processo de aceleração: mitos sobre a divisão entre impacto social e negócios; impacto social, indicadores e avaliação; gestão financeira; marketing digital; questões jurídicas; inovação; estruturação e refinamento do negócio; e conteúdos adaptativos de acordo com a demanda de cada negócio selecionado.

Após o processo de aceleração, estão previstas mentorias durante seis meses, com possibilidade de cada empreendedor possuir um mentor de acolhimento; e encontros entre os empreendedores de negócios de impacto social com os empreendedores da Rede Artemisia e alunos/professores da FGVCenn.

A Aceleradora de Negócios de Impacto da Periferiaconta com o patrocínio da Fundação Via Varejo, Fundação Telefônica, Mov Investimento, Fundação ARYMAX, Fundação Vedacit, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e Fundação Lemann.

Primeira edição

A Banca nasce como um movimento juvenil no final da década de 90 quando o Jardim Ângela era o lugar mais violento do mundo. Em 2007, A Banca passa pelo processo de aceleração da Artemisia. Em 2008, estrutura-se juridicamente, tornando-se uma associação. Desde o início de suas atividades, A Banca já realizou mais de 130 eventos gratuitos em espaços públicos da cidade de São Paulo, nos quais se apresentaram 120 grupos musicais, beneficiando diretamente 45mil pessoas. Atuou com mais de 25 escolas públicas e privadas, oferecendo intervenções educacionais através da cultura Hip Hop e da Educação Popular. Foi a pioneira em fazer conexões de impacto, em busca de romper as barreiras invisíveis culturais, sociais e econômicas com pessoas de diferentes realidades na cidade de São Paulo.

FGV Cenn

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVCenn) foi criado em junho de 2004 com a missão de ser um gerador de conhecimento em empreendedorismo no Brasil, construindo uma cultura empreendedora na Fundação Getúlio Vargas e contribuindo para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Para isso, o Centro reúne pesquisadores de formações diversas para estudar e propagar conhecimento sobre empreendedorismo de forma multidisciplinar, independente e de acesso público. O GVcenn é reconhecido como um centro de excelência sobre empreendedorismo e realiza uma série de eventos, workshops, competições de planos de negócios, concursos, congressos e pesquisas, a maioria deles oferecida gratuitamente a um público interno e externo à FGV.

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

A Artemisia já acelerou mais de 100 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. www.artemisia.org.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar