Brasil, 23 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Mulheres têm menos multas e se envolvem menos em acidentes

Elas são mais prudentes e mais cuidadosas. O que as seguradoras há anos levam em conta para calcular o valor do seguro de veículos para mulheres continua valendo no Rio Grande do Sul.

As mulheres representam hoje 34% do cadastro de condutores no Estado, mas foram responsáveis por somente 27% das infrações de trânsito em 2017. Apesar de serem mais da metade da população, representaram 21% das mortes em acidentes de trânsito, a maioria das vezes no papel de passageiras/caronas (49%) ou pedestres (32%).

O levantamento que analisa um período de 11 anos foi feito pelo DetranRS para este Dia Internacional da Mulher.

De 2007 a 2017, a participação das mulheres no papel de condutoras passou de 27% para 34% do total. Hoje elas são 1,7 milhão de habilitadas para dirigir carros, motos, caminhões, ônibus, tratores e todo tipo de veículo automotor. Mas as duas rodas vêm ganhando a preferência das gaúchas. Elas já são 41% dos habilitados na categoria A (em 2007 eram 22%).

Infrações

Embora tenham aumentado sua participação como responsáveis pelas infrações no período, as mulheres ainda são minoria entre os motoristas flagrados desrespeitando as leis de trânsito. Em 2007, elas eram responsáveis por 21% do total de infrações registradas no Rio Grande do Sul. No ano passado, essa proporção aumentou para 27,4%, mas ainda bem abaixo da representação das mulheres no cadastro de condutores (34%). As infrações mais flagradas de motoristas mulheres são excesso de velocidade e estacionamento em local proibido.

Acidentes

A estatística não permite apontar responsabilidades nos acidentes de trânsito, mas o perfil das vítimas pode dar uma ideia de quem está envolvido nas ocorrências com morte. Nos onze anos analisados, as mulheres foram 21% dos mortos no trânsito (4,4 mil do total de 21 mil mortos). Somente em 10% dos casos estavam na condição de motoristas e 5% na condição de motociclistas. Na grande maioria dos casos (84,9%) elas estavam como caronas, de bicicleta ou andando a pé.

O diretor do DetranRS, Ildo Mário Szinvelski, não se surpreendeu com os dados. “Precisamos aprender com as mulheres, entre tantas outras coisas, a dirigir. Se a frase machista ‘só podia ser mulher’ fosse aplicada teríamos um trânsito mais harmônico, com menos mortes e menos acidentados nos hospitais. Nesse dia 08 e em todos os outros, inspire-se nelas: dirija como uma mulher.”


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::