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Microfranquia reestrutura suporte para fortalecer vínculos com investidores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
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Legenda da Imagem: Bidon Corretora de Seguros chama a atenção devido o baixo valor de investimento e a possibilidade de trabalhar home office Legenda da Imagem: Bidon Corretora de Seguros chama a atenção devido o baixo valor de investimento e a possibilidade de trabalhar home office

Para que uma franquia se torne sucesso é necessário um bom planejamento. É fundamental que franqueados e funcionários estejam em sincronia, já que eles são os responsáveis por representarem a marca através de seus serviços e buscam os objetivos da empresa.

Para que essa sincronia ocorra deve-se respeitar um padrão de qualidade e, para isso, um bom suporte para que todas as unidades operem perfeitamente é fundamental. Treinamentos e transferência de know-how por meio de plataformas online, consultorias, entre outros, é imprescindível para manter o franqueado apto a comandar os negócios de forma segura e com qualidade.

A falta de suporte aos franqueados é o que mais tem motivado os processos judiciais, para se ter uma ideia, de 100 processos que envolvem franquias, 30 é devido a falta de suporte ao empreendedor.

Henrique Mol, diretor executivo da Bidon Corretora de Seguros, conta que o suporte de qualidade ao franqueado deve ser visto como uma obrigação da franqueadora. “Entendemos que para qualquer tipo de problema que o franqueado possa ter, seja por dificuldade nas vendas ou na parte operacional, devemos sempre estar altamente preparados para oferecer este apoio. Afinal, é no momento de dificuldade que o franqueado irá avaliar a qualidade e o grau de preocupação que a franqueadora deposita em seu pós-venda. Devemos também sempre partir do objetivo que franqueado satisfeito tem determinação e motivação para produzir cada vez mais”, avalia.

E é justamente a partir dessa premissa que o setor de relacionamento fará toda a diferença para a empresa, pois ele está ligado diretamente ao franqueado. “O relacionamento é responsável por todo treinamento, suporte comercial, capacitação do franqueado e principalmente o acompanhamento do desenvolvimento de cada um, criando assim um vínculo único no qual o franqueado se sente totalmente amparado em todos os aspectos, fazendo assim que o sentimento de motivação esteja sempre latente em cada franqueado”, diz Mol.

Outro ponto estratégico no suporte é o setor de Marketing que dá ao franqueado total apoio para a criação de campanhas personalizadas, consultoria especializada em divulgação, comunicação e design.

“Estimular e entusiasmar o franqueado é fundamental para alcançar um número significativo nas vendas. Vale ressaltar uma estratégia tomada pela diretoria que foi investir em profissionais altamente gabaritados e com vasta experiência comercial e operacional no mercado de seguros para compor o setor de relacionamentos da Bidon”, enfatiza o empresário.

Mais próximo da tecnologia

Para conseguir estar mais próximo ao franqueado, a Bidon entende que hoje é preciso atualizar ferramentas de acordo com a modernização e, por isso, é fundamental manter essa linha de comunicação através de redes sociais e WhattsApp, além é claro, de recursos como ligações ao telefone, conferências via Skype e e-mail. Dentro destes contatos a equipe de relacionamento coleta todas as informações necessárias para criar um mapa de acompanhamento de cada franqueado.

“A nossa equipe vem desenvolvendo e desenhando um modelo de conferência presencial com a rede de franqueados, uma espécie de conferência onde iremos abordar vários temas, com palestras, treinamentos, cursos de coaching e abrindo espaço para que as seguradoras parceiras possam expor seus produtos e apresentar novidades do mercado segurador para o franqueado”, fala o diretor.

O mercado de seguro frequentemente passa por atualizações importantes. Para isso, é necessário estar sempre atento a estas mudanças. E para manter o franqueado por dentro de tudo que rola neste setor, o Relacionamento é responsável por disparar através de mensagens por telefone ou e-mail informativo aos franqueados, utilizando-se como as principais estratégias da rede para mantê-lo ligado ao mercado.

Investir em funcionários

Henrique salienta que o foco da marca para este ano, além é claro, do crescimento em número de franqueados, estará no suporte para que todos esses investidores possam agregar valor em suas vendas. Para que isso ocorra, novos investimentos foram feitos e terão reflexos bem positivos na rede.

Para este ano, a Bidon contará com nova plataforma de ensino. A rede investiu nesse sistema com o intuito de buscar maior riqueza em conteúdo e controle para capacitação dos franqueados. A franquia está criando um estúdio na sede do grupo em Belo Horizonte (MG) para produção de conteúdo com qualidade e também está investindo no crescimento da equipe responsável pelo acompanhamento comercial e suporte aos franqueados, além de capacitação da equipe interna em cursos para desenvolvimento, principalmente com coach, para, assim, oferecer maior suporte no relacionamento com os franqueados da rede.

“O nosso suporte de relacionamento é composto por funcionários que vem da área de seguros, o que facilita e agrega muito valor ao suporte oferecido ao franqueado, uma vez que quando você possui um especialista no assunto, fica ainda mais fácil para o empreendedor entender e conhecer as peculiaridades do mercado em que estão ingressando”, explica Mol.

Para acompanhar de perto a satisfação e até mesmo a insatisfação de seus franqueados, a Bidon busca sempre estar alinhada nas decisões para não gerar sentimentos negativos nos investidores. O acompanhamento dos resultados em geral é realizado através dos contatos realizados pelo relacionamento e medido de forma analítica através de pesquisa de satisfação que gera gráficos precisos contendo informações detalhadas sobre o nível de satisfação e produção do franqueado.

O empresário pontua que a rede entende que a capacitação de seus colaboradores deve ser constante e os padrões de trabalho devem ser sempre detalhadamente definidos, assim, é possível criar métodos para estabelecer cada função dos setores. “É como fazer com que a “engrenagem” seja perfeitamente acionada. Desta forma, caso algo não esteja funcionando da maneira correta, nós mesmos identificamos os gargalos nos processos e atuamos em cima disso para solucionar e continuar com o perfeito funcionamento. Temos nossas próprias avaliações internas e mecanismos criados para identificar o passo a passo do processo do início ao fim”, ressalta.

Reconhecer um trabalho bem feito pelos franqueados gera entusiasmo aos mesmos. Com isso, é necessário repassar esse reconhecimento para motivar ainda mais os empreendedores a continuar melhorando seu desempenho dentro da rede.

“Entendemos que é fundamental reconhecer os melhores desempenhos nos períodos de avaliação. Sempre geramos uma espécie de “ranking” de produção e encaminhamos para todos os franqueados, inclusive nos grupos que possuímos. Desta forma aqueles que não produziram de forma a atingir um patamar considerável ficam motivados a ter o reconhecimento desejado. Ainda estudamos outras formas de premiações para que sejam implantadas o mais rápido possível. Com isso iremos estabelecer uma forma de meta com a concordância do franqueado para que o mesmo possa receber premiações caso consiga atingi-las”, declara Mol.

Métodos operacionais

A parte operacional da Bidon é definida de acordo com a demanda normal de uma corretora de seguros, porém cada um dos setores tem o acompanhamento de qualidade para que os processos sejam concluídos de forma rápida e satisfatória ao franqueado. A rede conta com setores como Parcelas em Atraso; Sinistro; Suporte Operacional e Financeiro que oferece ao franqueado todo atendimento preciso quando o mesmo necessita.

“Gostamos de bater na tecla da capacitação sempre. Para que se possa ter um bom funcionamento de qualquer setor é imprescindível que se tenha pessoas gabaritadas para desempenhar tais funções. Algo bastante interessante que vale ressaltar é a integração direta entre os setores e a diretoria, criando assim uma harmonia no funcionamento da operação”, conclui Mol sobre os passos fundamentais para uma boa gestão de rede operacional.

Franquia barata e lucrativa

A Bidon hoje oferece um dos melhores custos x benefício do mercado de franquias. Condições comerciais diferenciadas juntos as seguradoras; estrutura delicadamente delineada e moldada de acordo com a necessidade do franqueado; total suporte e apoio comercial; ações de marketing e crescimento que atinge uma linha totalmente acima da curva do restante de mercado.

A rede de franquias sai na frente das demais concorrentes por trabalhar exclusivamente home office e ainda possui a taxa de investimento baixo, de R$11.990,00 (incluso taxa de franquia + capital de giro), uma das melhores do mercado, com faturamento bruto médio mensal de R$50 mil.

Sobre a Bidon Corretora de Seguros

A Bidon Corretora de Seguros surgiu em 2010, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre (RS), e entrou para o mercado de franchising em setembro de 2016. Ou seja, é novidade no mercado de franchising, mas com forte atuação e experiência no mercado de seguros. A marca já possui 130 franqueados, pelo sistema home office (modelo de negócio da franquia), e atua comercializando seguros nas áreas de: acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, e o carro-chefe – seguros de automóveis. Além disso, a Bidon oferece carta verde, consórcios, previdência privada, fiança locatícia, planos odontológicos e de saúde, e seguros de vida (individual e coletivo), residencial e de viagem. E o investimento inicial da Bidon Corretora de Seguros – aproximadamente R$10 mil – é outro grande atrativo da rede.

www.bidon.com.br


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