Você sabe como divulgar seu negócio com marketing digital?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Couto

Você sabe como divulgar seu negócio com marketing digital?

Que tal descobrir algumas dicas para divulgar seu negócio com marketing digital? Leia nosso artigo e faça tudo certo!

“O marketing digital é o conjunto de estratégias que envolvem a comunicação e a promoção de marcas, produtos ou serviços na internet.

Ele utiliza ferramentas variadas e promete alcançar o público de um jeito diferenciado, econômico e efetivo. Assim, divulgar seu negócio com o apoio da ferramenta é especialmente vantajoso.

Com a tecnologia e a internet se tornando partes cada vez maiores da vida dos consumidores, há um mercado vantajoso a ser explorado. Além de tudo, é crescente o número de empreendimentos que já investem nessa abordagem, que se torna, a cada dia, uma necessidade para quem deseja se fortalecer.

Comece com um bom planejamento para divulgar seu negócio

Qualquer ação de marketing precisa ser precedida por um planejamento completo. Não adianta ter os melhores recursos e ótimas ideias se você não souber, por exemplo, aonde deseja chegar.

Portanto, tudo tem que começar com um reconhecimento da situação atual. Entenda se o empreendimento já tem alguma presença na internet, como um site. Em caso afirmativo, o planejamento incluirá ampliar os resultados do que já existe e buscar ferramentas complementares.

Um estabelecimento que tem um perfil pessoal no Facebook, por exemplo, deverá ter o foco em convertê-lo para um empresarial, além de pensar em outras ações.

Já os que ainda não têm estratégias digitais precisam direcionar esforços para entrar no mundo do marketing digital do jeito certo.

Nessa etapa, também são definidos prazos e objetivos, inclusive de maneira quantificada. Vender 20% a mais pela internet, fortalecer a marca e aumentar o alcance do negócio em 50% são apenas alguns exemplos.

Explore qual é o perfil do seu público

Toda ação de marketing atinge um público-alvo. É esse grupo de pessoas que terá maior receptividade e que poderá realizar uma ação, a partir da comunicação. Ao saber com quem se deseja falar, portanto, é mais fácil transmitir a mensagem certa.

O próximo passo para divulgar o seu negócio com marketing digital é conhecer o público, sendo indispensável reconhecer as características importantes. Entre as possibilidades, estão o sexo, a idade, o local, a profissão/cargo, o padrão de consumo e assim por diante.

A partir disso, será possível realizar três coisas. A primeira é ajustar toda a comunicação, garantindo que a mensagem chegue à pessoa certa. A segunda é escolher quais estratégias são adequadas para o público.

Já a terceira tem a ver com a segmentação. Criando subgrupos com características parecidas, o empreendimento poderá aumentar a efetividade de comunicação.

Conheça os canais utilizados e escolha os melhores

O próximo passo consiste em explorar quais são os canais disponíveis e o que realmente faz sentido para o seu planejamento.

Entre as possibilidades do marketing digital, estão:

- Criação de site/blog: funciona como cartão de visitas da empresa no ambiente digital e oferece várias oportunidades, como e-commerce ou blog;

- Produção de conteúdo e SEO: atua para gerar autoridade, favorece a geração de leads e aumenta o tráfego para o site;

- Redes sociais: aproximam a comunicação e o relacionamento entre cliente e marca e ajuda a aumentar a exposição;

- Aplicativos: oferecem múltiplas possibilidades de personalização, melhorando o engajamento e aumentando o alcance;

- Email marketing: cria um canal de comunicação direto com as pessoas e ajuda a realizar a nutrição de leads;

- Links patrocinados: aumentam a exposição da marca com ofertas pontuais para públicos específicos, entre outras opções.

Além disso, dentro dessas escolhas há vários caminhos. Ao adotar as redes sociais, por exemplo, será necessário definir quais, dentre todas as disponíveis, são adequadas para o público-alvo.

Cada negócio tem suas necessidades e, sendo assim, é possível recorrer a configurações diversas com mais de uma estratégia. Ao agir dessa maneira, você conseguirá potencializar os resultados.

Não se atenha somente ao alcance orgânico

Atualmente, falar de marketing digital é praticamente impossível sem citar o inbound marketing. Essa abordagem tem a ver com a atração de pessoas de maneira natural, como ao criar conteúdo relevante e bem posicionado.

O alcance orgânico é, sem dúvidas, uma conquista muito importante e merece receber um foco diferenciado. No entanto, se a intenção for divulgar o seu negócio, você não poderá se basear apenas naquela abordagem.

É por isso que é altamente recomendado utilizar opções pagas, como links e publicações patrocinadas. Além disso, é viável recorrer ao remarketing, em que o visitante que já entrou em seu site receberá anúncios do seu empreendimento em outras páginas e nas redes sociais.

Assim, há uma potencialização da divulgação da marca e um aumento na geração de oportunidades de venda.

Descubra o que a concorrência está fazendo

Cada empresa tem um público com necessidades e interesses específicos. Por isso, não existe uma fórmula pronta para usar o marketing digital com sucesso e diferenciação.

Contudo, reconhecer o que os seus concorrentes estão fazendo é um jeito de aprender com os acertos e, principalmente, com os erros. Ao estudar a estratégia de quem disputa os consumidores com o seu negócio, é possível encontrar brechas e oportunidades.

Desse jeito, verifique o que a concorrência está fazendo nesse sentido e quais resultados vêm alcançando. Contudo, não use esses elementos para copiar abordagens.

Em vez disso, foque em adaptar para o seu público, buscando uma performance que seja, de fato, competitiva.

Defina e acompanhe métricas e indicadores de desempenho

O ponto de partida de uma boa estratégia de marketing é o planejamento. É a partir dele que ocorre a execução e o uso de estratégias, mas é necessário ter em mente que o outro extremo tem a ver com o acompanhamento.

É somente ao reconhecer o que vem dando certo e o que precisa ser modificado que será possível encontrar boas oportunidades. Portanto, a definição de métricas e indicadores é indispensável.

Essa ação depende de quais estratégias serão utilizadas. O tráfego do site pode ser importante para um negócio, enquanto outro tem foco maior em entender o engajamento das redes sociais.

Portanto, olhe para a sua estratégia e verifique quais são os elementos que precisam ser acompanhados. A partir daí, faça uma medição contínua para compreender o que tem funcionado.

Ao seguir esses passos, divulgar seu negócio com marketing digital se torna uma tarefa menos complexa.

Website: http://blog.fitmobile.com.br