Brasil,

Profissionais e o Seguro de Responsabilidade Civil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Mendes / Imagem freeimages.com
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Profissionais e o Seguro de Responsabilidade Civil

Profissionais regulamentados como médicos, contadores, advogados e engenheiros podem contratar o seguro de responsabilidade civil. O exercício de qualquer atividade envolve um risco, e pela lei, o profissional responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.

“É altamente recomendado que profissionais regulamentados como médicos, contadores, advogados e engenheiros contratem o seguro de responsabilidade civil.

O exercício de qualquer atividade envolve um risco, portanto, prestadores de serviço estão a todo o momento na iminência de, mesmo sem culpa, causar prejuízo ao seu consumidor.

O próprio Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 14, dispõe:

"Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos".

Havendo dano na prestação de um serviço, o cidadão prejudicado pode pleitear seus direitos. O Código Civil também traz diversos dispositivos que reforçam o direito à reparação do dano, mesmo que tal tenha sido involuntário, ou que o dano seja moral (arts. 186, 927 e 942, por exemplo).

Como se pode observar, o consumidor está bem respaldado legalmente, porém, o prestador de serviço também poderá ter proteção. É aí que entra o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

O Seguro de Responsabilidade Civil possui uma modalidade para profissionais prestadores de serviço, o E&O, sigla de Errors & Omissions, em inglês, ou simplesmente Erros & Omissões.

O seguro E&O visa garantir o reembolso de valores pagos judicialmente por conta de reclamações de clientes. Ou seja, quem contratou o serviço e sofreu um dano ou se sentiu prejudicado entra com uma ação judicial, mas o profissional que foi condenado a pagar indenização ao consumidor poderá acionar a Seguradora para reaver o valor pago judicialmente, sempre no limite da apólice contratada.

Somente prestadores de serviço com profissões regulamentadas podem contratar um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, como é o caso de médicos, contadores, advogados, engenheiros, etc.

Há Seguradoras que oferecem seguros específicos para determinados profissionais, como o Seguro para Dentistas. Há também no mercado o D&O (do inglês, Directors and Officers Liability Insurance), específico para empresas que visam proteger seus executivos que tomam decisões e porventura sejam alvo de ação judicial por conta de atos de sua gestão.

Segundo Anderson Menezes, da corretora Pro Affinity, o Seguro de Responsabilidade Civil é tão importante que pode significar o equilíbrio financeiro do segurado, afinal, depois de tantos anos de estudo e dedicação, uma ação judicial não deve significar risco econômico ao exercício de sua profissão.

Nosso dia a dia está cheio de eventualidades, riscos, mas um profissional sério e responsável deve tomar as precauções necessárias para se proteger das intempéries, dentre elas a contratação de um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Website: http://proaffinity.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar