Brasil, 20 de Junho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Atitude empreendedora: como estimular a criação de novas oportunidades a partir do seu propósito pessoal

Atitude empreendedora: como estimular a criação de novas oportunidades a partir do seu propósito pessoal

*Por Fernanda Toledo

Com o mercado de trabalho em recessão devido à crise econômica e política que o país atravessa, é o momento de abrir as janelas e vislumbrar novos horizontes. No atual cenário, observa-se uma queda na quantidade de vagas abertas para novos postos de trabalho.

O mercado informal, situação presente no dia-a-dia dos brasileiros ganhou força e, novas formas de profissionalização passaram a garantir um complemento de renda e segurança para os novos empresários e empreendedores individuais.

O sonho de ter o próprio negócio exige organização e planejamento, mas antes de dar esse passo importante, é preciso refletir: empreender significa, necessariamente, ter um negócio próprio?

Especialistas dizem que não, e acreditam que empreender pode ser considerada uma característica comportamental aproveitada em diversas esferas sociais.

De acordo com o Instituo Brasileiro de Coaching (IBC), a chamada “atitude empreendedora” caracteriza-se por um comportamento visionário típico de pessoas que assumem riscos e responsabilidades; de pessoas que tendem a buscar soluções para os seus conflitos e que enxergam riscos onde os demais não veem. Trata-se de enxergar oportunidade onde os outros tendem a ver somente os problemas, ou seja, é uma característica que pode ser desenvolvida.

A Fundação Alphaville, organização que promove o desenvolvimento comunitário a partir do fortalecimento das vocações coletivas, estruturou uma metodologia que busca incentivar esse direcionamento. Através de dinâmicas aplicadas com os diversos públicos participantes , é possível identificar um ponto comum: os projetos que tem maior índice de sucesso são aqueles realizados a partir do sonho e da aptidão que cada integrante do grupo tem com relação a seu objetivo coletivo. Ou seja, é possível afirmar que a atitude empreendedora pode ser despertada tanto em indivíduos como em grupos, aumentando as chances para que esse sonho seja concretizado.

Para aqueles que desejam desenvolver uma atitude empreendedora, a Fundação sugere um passo-a-passo para aumentar as chances de sucesso:

- Comece identificando qual o seu verdadeiro objetivo e como suas habilidades podem contribuir para solucioná-lo. Muitas vezes, o foco no problema dificulta a visualização de possíveis saídas. Tente observar como essas divergências podem atuar a seu favor;

- Converse com outras pessoas que possam ter o mesmo objetivo que você. A troca de experiências traz a riqueza da mesma vivência sob novos prismas. Compartilhe suas dúvidas e ouça o que outros, que já trilharam o mesmo caminho, podem ter a ensinar;

- Você não precisa fazer tudo sozinho. Busque parcerias que possam suprir suas deficiências e complemente suas realizações com a relação “ganha-ganha”. Outros também precisarão da sua contribuição;

- Tire as ideias do papel. Formate suas opções, organize seu planejamento e dê o primeiro passo. Utilize as lições aprendidas para realimentar o planejamento e vá ousando um pouco mais a cada tentativa.

Desenvolver uma atitude positiva e proativa, aliada aos parceiros corretos, traz novas perspectivas e pode contribuir coma construção de novas oportunidades de desenvolvimento.

*Fernanda Toledo é gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::