Brasil,

Discriminação de preços no seguro atinge especialmente o consumidor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luis Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luis Francisco Armando Luis Francisco

Discriminação de preços

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discriminação de preços é a prática de cobrar preços diferentes pelo mesmo produto.[1]

Para que a discriminação de preços seja eficaz, é necessário que a empresa seja capaz de identificar os diferentes consumidores, e de lhes cobrar preços diferentes e os consumidores não tenham a possibilidade de fazer arbitragem (os consumidores aos quais o produto é vendido a um preço mais baixo não o podem vender aos outros). A pratica de discirminação de preços se assemelha um pouco ao Dumping.

A discriminação de preços pode ser dividida em três graus de acordo com a capacidade de cada uma das partes (consumidores e produtores) de estabelecer preços diferenciados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o_de_pre%C3%A7os

Dois corretores, duas taxas diferentes na mesma seguradora? Se isso acontecesse haveria discriminação prejudicial ao consumidor. Pois quem ditou a regra foi a seguradora e não o corretor. Afinal, a taxação parte de onde?

Se isso acontecesse não seria somente uma quebra da relação de ética contra os corretores e consumidores. Na realidade seria um paradigma legal. Pois é um conceito a ser estudado “in loco” do imbróglio. Aliás, estou escrevendo sobre discriminação de "preços e taxas em mercado muito competitivo".

O assunto é esse. Imagine uma seguradora com taxas diferentes, ou com margens diferentes, entre os corretores. Afinal, não estamos falando de discriminação de preços entre corretores, que seria um assunto para outro comentário, mas discriminação de preços para o consumidor. E o CDC ajuda a esclarecer os casos como este.

Afinal, se as taxas, descontos e negociações dos corretores forem idênticas, quem ganhará sempre será o consumidor. E taxa diferente entre corretores significaria preço diferente para consumidores, proibido por Lei.

Enganou-se quem acreditou que o contrato em separado não discrimina preços.

Eu creio que hoje, mais do que no passado, devemos diminuir as diferenças tão arraigadas nos conceitos comerciais e achar e consertar brechas comerciais de distinção de preços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar