Brasil,

Qual a importância da cultura organizacional na era digital?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cheron
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A inovação tecnológica só é bem aplicada quando acompanhada de uma nova cultura organizacional.

“Não adianta ter equipamentos modernos para auxiliar as equipes se a empresa não construir um ambiente colaborativo e multidisciplinar.

Experiências digitais em lojas físicas, realidade virtual aumentada e assistentes de voz no local de trabalho. Essas novas tecnologias fazem parte das previsões de diversas consultorias brasileiras para 2018. Mas e se a inovação dependesse não apenas das novas tecnologias, mas da cultura da sua empresa?

Vivemos um momento onde a necessidade de mudanças e adaptações são constantes. As soluções digitais, como a internet das coisas (IoT), evoluem em alta velocidade transformando nossa forma de viver, trabalhar e até mesmo as relações cotidianas. Nenhum negócio está imune a mudanças da era digital, o que faz com que a gestão estratégica tenha de ser repensada sob uma nova perspectiva, e por que não sob uma nova cultura organizacional?

O escritor e professor Peter Drucker considerado pai da administração moderna, costumava dizer que “a cultura devora a estratégia no café da manhã”, em seu entendimento, nenhuma estratégia seria eficiente ou poderia ser implementada por mais que bem formulada, se a cultura da organização não a acolhesse. A cultura define como uma empresa trabalha, o modo como ela resolve os problemas e determina as vantagens competitivas do negócio.

Para o Luiz Buono fundador da agência de Comunicação Dirigida e Digital Fábrica, o sucesso das inovações tecnológicas de uma empresa depende muito mais da mudança cultural do que do investimento nas modernas tecnologias. “Quando falamos em inovação é preciso ter em mente que ela só é feita de uma forma eficiente se a empresa quebrar as amarras e os modelos de gestão arcaicos. Não adianta ter equipamentos modernos para auxiliar as equipes se a empresa não construir um ambiente colaborativo e multidisciplinar, onde os indivíduos se comuniquem e criem estratégias de forma colaborativa e não individual como era feito nos modelos mais antigos de administração”, relata.

O Valor Econômico realizou uma pesquisa com 510 executivos para identificar as grandes prioridades de 2018. 44% dos entrevistados apontaram a cultura organizacional como principal tema a ser trabalhado pelas empresas.

As novas previsões estratégicas baseiam-se nas tendências já apontadas em muitas pesquisas em 2017. A era digital é marcada por uma nova forma de olhar, pensar e se relacionar com o mundo. Esses novos conceitos propiciaram a criação das novas tecnologias como fonte facilitadora para aproximar as relações humanas.

Em 2017 o mercado começou a compreender que tais mudanças eram necessárias. Criar uma aproximação com o cliente é fundamental nessa nova era. Os bons resultados não são mais alcançados apenas com uma boa produtividade e qualidade do serviço ou produto oferecido. Hoje é necessário trabalhar com a personalização do serviço para atender a necessidade de cada cliente de uma forma individual.

Definitivamente, essa mudança significativa no posicionamento da empresa com o mercado será acompanhada por uma mudança cultural nas organizações

Para Buono as empresas ainda erram ao não dar espaço para os colaboradores, principalmente o jovem sugerir novas estratégias, seja de vendas, de relacionamento com cliente ou de inovação “Os jovens estão cada vez mais atualizados e conectados com o mundo. A mudança cultural vai fazer com que todos os colaboradores se comuniquem e tenham espaço para sugestões. Os jovens estão cada vez mais atualizados e conectados com o mundo, se juntar isso com o conhecimento de negócios e gestão dos mais experientes as empresas terão uma equipe muito mais motivada, eficiente e capaz de utilizar as tecnologias para inovar. Mas tudo começa da comunicação”, relata Luiz.

E agora será que sua empresa está preparada para inovar?

Fontes e referências:

https://blog.pontotel.com.br/qual-a-importancia-da-cultura-organizacional-na-era-digital/
http://blog.pontotel.com.br/

Website: http://www.pontotel.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar