Brasil,

Cheque especial: PROTESTE faz alerta sobre riscos na utilização do serviço

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Assis
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As taxas de juros do cheque especial são umas das mais altas do país

Nesta quarta-feira, 30, a PROTESTE, Associação de Consumidores, faz um alerta sobre os riscos na utilização do cheque especial. O Banco Central vem pressionando os bancos a adotarem novas medidas que reduzam as taxas de juros aos clientes do cheque especial, uns dos mais altos do país.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) - entidade que representa os grandes bancos do Brasil - emitiu nota dizendo que está "estudando o assunto" e informou a intenção de divulgar propostas de autorregulação ainda neste ano.
Caso os bancos não evoluam nas propostas, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, sinalizou que está disposto a forçar uma mudança com a criação de uma regulação específica, assim como ocorreu com o uso do rotativo do cartão de crédito.

A PROTESTE avalia que diante do ônus que representa o cheque especial qualquer medida que venha a beneficiar o consumidor é bem-vinda, sobretudo no que tange a redução da taxa de juros da modalidade.

Porém, é importante lembrar que foram feitas alterações em relação ao uso do rotativo do cartão de crédito, que fizeram com que as taxas de juros recuassem de 490,3% para 333,8% ao ano, o que é significativo, mas, em função dos juros continuarem ainda muito elevados, recomendamos cautela ao consumidor na utilização desta modalidade de crédito.

Além disso, a PROTESTE também destaca a necessidade de que as regras sejam claramente informadas aos consumidores, tais como suas características, condições e prazo de validade, entre outros. E alerta, em relação a esse assunto, que há a obrigatoriedade da comunicação prévia do consumidor sempre que o seu limite for modificado, respeitando o direito à informação (art. 6°, III, do Código de Defesa do Consumidor).

Embora seja um serviço à parte, muitos usuários consideram o cheque especial um serviço integrante das contas correntes e usam como extensão de renda, por isso, ele segue como uma das modalidades de crédito mais utilizadas por correntista que excedem o limite do orçamento no final do mês. Isso acontece porque não é cobrada nenhuma taxa extra pela contratação do serviço e porque ele pode ser utilizado sem qualquer solicitação direta ao banco.

No entanto, a PROTESTE alerta que devido aos altos juros, o cheque especial deve ser evitado ao máximo, só sendo utilizado em situações de extrema emergência e de preferência com um planejamento para quitar a dívida o quanto antes, de uma só vez. Em dezembro, as taxas do cheque especial chegaram quase a 300% ao ano. Lembrando que vale muito mais a pena utilizar o crédito pessoal do que usar o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, já que os juros são menores.

Para se ter uma ideia, com os juros de 250% ao ano, um consumidor que utiliza R$ 500 do seu cheque especial e permanece por um ano nesta situação, ao fim desses 12 meses terá uma dívida de mais de R$ 1,7 mil reais. Ou seja, o que a primeira vista pode parecer um benefício, por permitir você gastar mais do que seu rendimento, depois de um tempo se torna um grande vilão, levando ao sobreendividamento.

De acordo com o diretor de relações institucionais e mídia da PROTESTE, Henrique Lian, a melhor maneira do consumidor se proteger do endividamento é não usando o cheque especial. “Ao utilizar o cheque especial o consumidor está sujeito a formar um saldo devedor que levará ao acúmulo de juros, fazendo com que ele contraia uma dívida maior que o esperado” diz o diretor.

Nos casos de correntistas com dificuldades de manter controle ao usar o cheque especial, a dica da PROTESTE é pedir ao banco o cancelamento deste recurso, uma vez que nenhum cliente é obrigado a ficar atrelado a um contrato que prejudique as suas finanças..

A PROTESTE informa que segue acompanhando o tema para no futuro avaliar as propostas concretas dos bancos e informar para você, consumidor, se as mudanças terão impacto efetivo no seu bolso.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar