Brasil,

Reembolso por quilometragem não traz vantagens para as empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vantuyl Barbosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Prática comum no Brasil, o reembolso por quilômetro percorrido pode parecer, à primeira vista, o recurso ideal, porém, muitas questões devem ser levadas em consideração pelas empresas para escolherem qual a melhor modalidade para sua frota.

De acordo com o diretor da Arval Brasil, Walter Kirschner, a frota representa uma das cinco principais despesas das empresas e, por isso, é fundamental que elas estudem bem o seu negócio para optar por um modelo que lhes sirva.

“Alguns administradores têm a impressão de que um programa de reembolso de funcionários custa menos do que fornecer veículos pela empresa. Mudar a responsabilidade de obtenção do veículo da empresa para os funcionários pode parecer uma boa maneira de reduzir custos. Todavia, um exame mais aprofundado mostra que isso pode não ser verdade”, comenta.

Kirschner informa que as empresas precisam avaliar mais do que o custo do gasto momentâneo com a frota. “Se a companhia realmente gasta menos ao reembolsar o motorista do que manter a frota, seja própria ou terceirizada, é porque seus funcionários estão bancando custos ocultos. Na verdade, após uma análise aprofundada, o reembolso pode realmente ser a opção mais dispendiosa e prejudicar diretamente a produtividade dos funcionários e a imagem corporativa no mercado”.

O executivo lembra que a prática do reembolso pode trazer implicações futuras trabalhistas, financeiras, previdenciárias e até jurídicas. Confira algumas razões para fugir desta prática:

• Uso de veículos dos colaboradores aumenta a exposição a riscos de responsabilidade civil;
• Contratação de um seguro, possivelmente, inadequado;
• Custos que deveriam ser da empresa – desde a compra até a manutenção – são repassados aos funcionários;
• Risco de reclamações trabalhistas futuras, incluindo as despesas como de natureza salarial;
• Diminuição da produtividade do colaborador para manutenção do veículo, por exemplo;
• Menos controle no nível de segurança dos carros utilizados;
• Queda na retenção de talentos, pois oferecer um veículo é um benefício altamente desejado.

Sobre a Arval: Fundada em 1989 e parte do grupo BNP Paribas, a Arval é uma empresa especialista em terceirização de frotas. Oferece a seus clientes – sejam eles empresas pequenas, médias, grandes ou internacionais – soluções personalizadas para otimizar a mobilidade de seus colaboradores e terceirizar riscos associados à frota de veículos. Consultoria especializada e qualidade de serviços, bases do comprometimento da Arval com seus clientes, são entregues em 29 países por mais de 6.500 colaboradores. A frota total de veículos gerenciados pela Arval soma mais de 1,1 milhão de veículos pelo mundo. No Brasil há mais de 10 anos, possui uma frota superior a 22,5 mil veículos e uma equipe de 170 colaboradores. A Arval é membro fundadora da aliança global Element-Arval, a maior aliança estratégica da indústria e a líder mundial com 3 milhões de veículos em quase 50 países. Dentro do Grupo BNP Paribas, a Arval se insere na divisão de Retail Banking & Services. www.arvalbrasil.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar