Brasil,

Com inflação baixa, confiança da classe DE sobe 7 pontos em janeiro, segundo Associação Comercial de SP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Santana de Jesus
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Com índice de confiança de 78 pontos, classe DE foi a única com aumento sobre dezembro de 2017; indicador ACSP/Ipsos va

A menor inflação em quase 20 anos registrada no ano passado levou a confiança do consumidor do grupo de classes DE a subir neste início de ano, segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em janeiro, o indicador marcou 78 pontos para o grupo socioeconômico em questão, contra 71 em dezembro do ano passado. Foi a única classe com melhora na confiança. No Brasil como um todo, o INC oscilou dentro da margem de erro (três pontos) e registrou 77 pontos em janeiro (74 em dezembro).

“A queda consecutiva dos preços dos alimentos no ano passado melhorou o poder de compra do consumidor brasileiro e permitiu ganhos reais de salários pelas correções baseadas nas taxas anteriores. Para a população de menor renda, o impacto foi maior, visto que ela é mais sensível à oscilação dos preços destes produtos, que pesam mais em seu orçamento doméstico”, diz Emílio Alfieri, economista da ACSP. Ele acrescenta que a melhora gradual do emprego também contribui para a elevação da confiança.

O INC varia entre zero e 200 pontos, sendo o intervalo de zero a 100 o campo do pessimismo e o de 100 a 200 o do otimismo. O levantamento foi realizado pelo Instituto Ipsos de 2 a 11 de janeiro, em todas as regiões brasileiras.

Nas demais classes sociais, a confiança oscilou dentro da margem de erro na passagem de dezembro de 2017 para janeiro de 2018. O INC da classe C passou de 76 para 78 pontos. No grupo de classes AB, foi de 67 para 70 pontos ? é o grupo mais cauteloso e o único abaixo da média nacional (77).

Regiões

No Sudeste, a confiança saltou de 74 para 83 pontos entre dezembro e janeiro. “Como é a mais urbanizada do País, a região tem se beneficiado da retomada da indústria e do emprego”, frisa Alfieri. O recuo dos preços dos alimentos e a melhora do emprego repercutiram na confiança dos moradores do Nordeste, onde o INC passou de 67 para 73. Na contramão, o índice da região Sul despencou de 93 para 80 pontos, provavelmente por impactos climáticos na produção agrícola. O grupo de regiões Norte/Centro-Oeste ficou estável em 65 pontos.

Inflação em 2018

Para o economista da ACSP, a trajetória de melhora do humor de parcelas da população brasileira pode ser interrompida diante da menor safra agrícola em 2018 e dos primeiros dados deste ano apontando aumento da inflação de alimentos.

Esperança

Em consonância com dados de melhora do emprego, componentes desta edição do INC sugerem que o brasileiro está menos pessimista quando o assunto é mercado de trabalho. Nos últimos três meses, caiu a insegurança no emprego. Em novembro de 2017, 65% dos entrevistados estavam inseguros; em dezembro, eram 62%; e em janeiro de 2018 eram 58%.

Já a média de pessoas conhecidas dos entrevistados que estavam desempregadas era de 5,11 em dezembro e teve leve melhora em janeiro (5,09). “O consumidor projeta esperanças na passagem de um ano para outro. Aliado a isso está o cenário macroeconômico favorável, com inflação, juros e desemprego em queda e retomada do consumo”, finaliza Alfieri.

O índice

Encomendado pela ACSP ao Instituto Ipsos desde 2005, o INC é elaborado a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares em 72 municípios de todas as regiões do País, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). Trata-se de uma medida da extensão de confiança e segurança do brasileiro quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Além de indicar a percepção do estado da economia para a população em geral, o índice visa a prever o comportamento do consumidor no mercado.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar