Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Método de análise comportamental contribui para boa performance em entrevistas de emprego

Método de análise comportamental contribui para boa performance em entrevistas de emprego

A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões

Até o momento, o Brasil tem cerca de 12,7 milhões de desempregados, representando uma queda na taxa de desemprego de 13,7% no primeiro trimestre de 2017 para 12,2% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a influência da crise econômica latente no país, o processo de procura por um novo emprego ainda é árduo e minucioso, sendo necessário que os candidatos estejam atentos a cada detalhe, desde a criação de um currículo acessível, interessante e honesto, até o estabelecimento de uma postura adequada, segura e determinada em uma entrevista para um processo seletivo.

Segundo a diretora e consultora da empresa Leaders HR Consultants, Astrid Vieira, os pecados cometidos pelos candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas. “Os principais erros incluem a falta de preparo e autoconhecimento; baixa auto- estima e não fazer jus as qualificações e experiências inclusas no currículo. É imprescindível, que os candidatos apresentem maior serenidade e segurança de sua expertise e desempenho anteriores, e ainda um diferencial durante as entrevistas”, comenta.

Ao observar estas dificuldades e com o intuito de oferecer acompanhamento e apoio profissional aos candidatos, a Leaders HR Consultants vem aplicando o método SOAR.

Sendo ancorado pelas palavras Situação, Obstáculos, Ações e Resultados, o método SOAR tem origem em estudos realizados pela Universidade de Nebraska-Lincoln nos Estados Unidos, que foram posteriormente publicados no Journal of Educational Psychology. Para atingir os resultados esperados, os estudantes tiveram que criar quadros comparativos, fazer assimilações, perguntas práticas e gravar notas completas por meio de computadores e iPads.

A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões. Com um nível de precisão de quase 87%, o método pode ser trabalhado em organizações, individualmente ou em grupos, de forma a trazer benefícios nas áreas de desenvolvimento pessoal e crescimento; diversidade e inclusão; trabalho em equipe; melhoria na comunicação e nas relações; integração com funcionários; processo de seleção de candidatos para empregos; resolução de conflitos; coaching; liderança; produtividade e desempenho; e equipes de vendas.

No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões. Para que seja possível essa descoberta, o método SOAR possibilita que as pessoas relembrem e reúnam histórias de realizações profissionais de forma a demonstrar o uso e a relevância de suas habilidades.

Durante o treinamento, os candidatos expõem seu histórico de realizações profissionais de forma a convencer seus recrutadores de que possuem as qualidades e habilidades necessárias para preencher a vaga de emprego pretendida. Neste processo, os candidatos serão orientados a fazer afirmações claras e objetivas sobre suas qualificações, ao invés de descrições de potenciais, talentos ou responsabilidades.

O candidato pode preferir narrar seu histórico de realizações em tópicos para cada cargo que ocupou, informando de maneira rápida e sucinta o que realizou em cada etapa profissional. “Pude identificar que 70% dos executivos que participaram das aulas sobre o método SOAR em nossa empresa, conseguiram ser recolocados no mercado de trabalho em áreas como a Gerência de Compras, Finanças, Tecnologia de Informação, Compliance e Manutenção Industrial”, aponta Astrid Vieira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo