Dermatite Atópica e Psoríase se agravam nos dias mais frios
Dermatologista orienta como se proteger e evitar complicações devido à baixa umidade durante o inverno
Normalmente, no inverno é comum notar mudanças na pele, como ressecamento, coceira, vermelhidão e até descamação. E, pessoas que sofrem com doenças de pele autoimunes, como a dermatite atópica e a psoríase, devem redobrar os cuidados, já que a estação mais fria do ano pode ser um período desafiador para os portadores dessas condições inflamatórias.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 5 milhões de pessoas brasileiras são acometidas pela psoríase, principalmente, na faixa etária entre 30 e 40 anos e entre 50 e 70 anos, sem distinção de gênero. Já a dermatite atópica afeta, aproximadamente, 20% das crianças e 3% dos adultos no Brasil, conforme dados da SBD.
Essas doenças tendem a se agravar no inverno devido a uma junção de fatores: como baixa umidade do ar, banhos quentes, ambientes aquecidos e até mesmo roupas de lã e tecidos sintéticos, que em atrito com a pele podem irritá-la e ocasionar lesões.
De acordo com o dermatologista, Ricardo Carvalho, da clínica EV Citi de São Paulo, é necessária uma boa hidratação, e, concomitantemente, uso de medicamentos tópicos e orais. “Em casos mais graves que necessitam de tratamento sistêmico, o procedimento injetável, que inclui imunossupressores é uma maneira de se minimizar a condição, especialmente, quando se está em crise”, explica o dermatologista.
Ficar atento
É importante estar sempre atento às manifestações do corpo. Embora a dermatite atópica e a psoríase sejam condições crônicas manejáveis, alguns indicadores exigem atenção médica imediata: sinais de infecção como pus, vermelhidão intensa, calor local ou febre; dor intensa persistente; alterações na coloração da pele; lesões generalizadas que se espalham rapidamente, para isso a busca pela orientação médica é indispensável.
"Para manter uma qualidade de vida saudável e melhorar significativamente o controle da dermatite atópica e psoríase, é fundamental que esses pacientes mantenham acompanhamento dermatológico regular, especialmente durante o inverno", pontua Ricardo Carvalho. “Essas doenças têm também impacto psicológico quanto mais cedo tratar, melhor para o bem-estar e convívio social”, enfatiza.
O inverno não precisa ser sinônimo de sofrimento para quem sofre com essas condições. Com os cuidados adequados, orientação médica especializada e uma rotina bem estruturada, é possível atravessar a estação fria mantendo a pele saudável e controlando os sintomas.
Dicas de cuidados especiais
Tanto a psoríase quanto a dermatite atópica demandam de cuidados especiais durante o inverno para se evitar complicações. Para isso, o dermatologista Ricardo Carvalho elencou algumas dicas:
- Hidratar a pele
- Ingestão de água adequada para manter o corpo e pele hidratados
- Evitar banhos quentes
- Não usar sabonetes abrasivos, o ideal são os que têm ph abaixo de sete, geralmente indicados como ph próximos ou iguais aos da pele
- Evitar o uso de roupas com tecidos ásperos como a lã, o ideal é usar sobre a pele tecidos de algodão
- Não exagerar no uso de umidificadores, ar-condicionado e aquecedores.
- Manter as unhas sempre higienizadas para evitar inflamações e infecções
- Não fazer uso de fórmulas caseiras, que podem agravar as lesões
- Fototerapia
“Aliada aos tratamentos medicamentosos e às indicações de cuidados diários, uma alimentação saudável e balanceada contribui para a saúde de uma maneira geral dos pacientes com doenças cutâneas crônicas”, orienta o dermatologista. “Existem alguns estudos com dietas saudáveis que apontam que essas podem ser benéficas para alguns pacientes com doenças inflamatórias crônicas”, conclui.
Sobre a Clínica EV Citi
A EVCITI Terapia Assistida pertence ao Grupo Cita (Centros Integrados de Terapias Assistidas), uma holding referência em todo Brasil para tratamentos de doenças raras e autoimunes composta por cinco clínicas, IBIS, Novaclin e Cliagen, em Salvador e EVCITI e Quiron, em São Paulo elencadas no core business: neuroimunologia, reumatologia, dermatologia e gastroenterologia.
O Grupo dispõe de médicos especializados em alta complexidade e cuidado com o paciente, trabalhando dentro das normas rígidas de segurança e qualidade, buscando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria dos seus serviços.
A EV Citi possui o selo de acreditação de excelência Nível 3 ONA pela Organização Nacional de Acreditação, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O nível 3 comprova que a clínica atingiu a excelência, adotando indicadores para a avaliação de resultados.
Recentemente a EVCITI recebeu o selo DNA USP, reforçando a sua excelência e inovação.
Clínica EVCiti – Grupo Cita |@clinicaevciti
Av. 09 de Julho, 3755 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário