SEGS Portal Nacional

Saúde

Inverno é aliado no tratamento do melasma

  • Quarta, 25 Junho 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Vitale
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Shutterstock

Especialista explica causas da condição, alternativas naturais e como cuidar da pele e evitar o agravamento das manchas

A chegada do inverno marca uma janela estratégica para quem convive com o melasma, condição caracterizada por manchas escuras na pele, principalmente no rosto. O clima mais ameno e a menor exposição solar favorecem o início de tratamentos com menor risco de agravamento das manchas, o que costuma ocorrer nos períodos mais quentes.

A esteticista e dermaticista Patrícia Elias, referência no tratamento de melasma e que possui quase 8 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, explica que a condição é desencadeada por diversos fatores, como alterações hormonais, uso de anticoncepcionais, exposição em excesso ao calor (incluindo o de eletrodomésticos como secador e forno), estresse excessivo pois aumenta a produção de cortisol gerando inflação no organismo e medicamentos que afetam o fígado.

“O melasma se manifesta como áreas de hiperpigmentação com bordas bem definidas e irregulares. Costuma surgir nas regiões mais expostas ao sol, como testa, bochechas, queixo, nariz e buço”, afirma Patrícia.

A especialista enfatiza que embora os tratamentos convencionais incluam ativos despigmentantes como a hidroquinona, conhecida por inibir a produção de melanina, seu uso contínuo pode causar efeito rebote, levando ao retorno ainda mais intenso das manchas quando a pele é novamente exposta à radiação solar. E é justamente o excesso de sol um dos principais vilões e, ao mesmo tempo, aliados no processo de recuperação da pele. Em entrevista recente, a modelo Isabella Fiorentino, 48 anos, surpreendeu ao afirmar que trata seu melasma com sol, ativos naturais e que não usa maquiagem no dia a dia.

“O segredo para tratar melasma é não utilizar produtos agressivos, e sim calmantes e antioxidantes como óleos vegetais. Quando você agride demais a pele, ela revida, e a melanina grita”, diz Patrícia.

Outro alerta da esteticista é sobre o contato equilibrado com o sol para manter a saúde da pele. Patrícia Elias concorda que a exposição solar excessiva é um dos principais fatores de agravamento do melasma, reforça que proteção é indispensável e lembra que a luz visível (emitida por telas e lâmpadas artificiais) também pode estimular a produção de melanina. “O sol não é o inimigo, a exposição correta, nos horários adequados e com proteção, pode até ser benéfica para a recuperação da pele, porém a exposição solar excessiva é um dos principais fatores de agravamento do melasma. Por isso, o uso diário de produtos antioxidantes, com ação calmante e protetora como gel de aloe vera, niacinamida, tranexamico, cerâmicas, ácidos graxos, aminoácidos e outros é fundamental para manter a pele protegida e resistente.

Além dos métodos tradicionais como peelings, lasers, luz pulsada,enzimas despigmentastes,microagulhamento, ozonioterapia e outros tecnológicos estéticos, a dermaticista também destaca o avanço dos tratamentos naturais. Fitoterápicos em cápsulas, alimentação antiinflamatória,óleos vegetais com propriedades antioxidantes e máscaras calmantes têm ganhado espaço por serem menos agressivos e atuarem de forma contínua na recuperação da barreira cutânea. Cuidar da saúde do intestino e ter um sono contínuo é muito importante para manter o corpo saudável e refletir na saúde da pele.

O inverno, com sua menor incidência de radiação solar direta, é o momento ideal para iniciar esses protocolos, já que a pele fica menos exposta aos estímulos que agravam a hiperpigmentação. A prevenção, no entanto, continua sendo a chave, como manter a pele hidratada, protegida e bem nutrida é essencial para evitar o retorno das manchas nos meses mais quentes.

“A mensagem que eu deixo é clara; tratar o melasma vai além da estética, é sobre acolher o próprio corpo e adotar rotinas que respeitem sua saúde e equilíbrio”, finaliza Elias.

Patrícia Elias é bacharel em Estética e Cosmetologia e pós-graduada em Dermaticista pela Faculdade IBECO. Especialista em tratamento de melasma, hipercromias, flacidez cutânea e saúde da pele em geral, Patrícia é sócia fundadora da Clínica de Estética Patrícia Elias e comanda o canal do YouTube brasileiro para este ramo com mais de 7.6 milhões de inscritos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Jan 16, 2026 Saúde

Alimentação infantil na praia: o que levar, o que…

Jan 16, 2026 Saúde

Vai começar a praticar um esporte? Check-up ajuda a…

Jan 16, 2026 Saúde

Como a menopausa reage às mudanças da rotina nas férias

Jan 15, 2026 Saúde

Intoxicações alimentares em viagens crescem 48,6% em…

Jan 15, 2026 Saúde

Pré-Carnaval acende alerta para prevenção de infecções…

Jan 15, 2026 Saúde

Vinagre de maçã se destaca como aliado no cuidado de…

Jan 14, 2026 Saúde

4 cuidados essenciais para proteger a pele no verão

Jan 14, 2026 Saúde

Hérnia Inguinal: O Abaulamento Discreto Que Pode Virar…

Jan 14, 2026 Saúde

Calor intenso aumenta casos de sangramento nasal, mas…

Jan 13, 2026 Saúde

A sua casa está te causando alergias?

Jan 13, 2026 Saúde

Abscessos: O Alerta Doloroso do Corpo Que Não Deve Ser…

Jan 13, 2026 Saúde

Tecnologia respiratória avança e reforça o uso correto…

Jan 12, 2026 Saúde

Check-up de início de ano: por que o volume de…

Jan 12, 2026 Saúde

Saúde mental no tratamento oncológico: pacientes…

Jan 12, 2026 Saúde

Quais os gatilhos inflamatórios que podem indicar o…

Jan 09, 2026 Saúde

Verão Laranja: quando o culto ao bronze e a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version