Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

COVID-19: Cardiologista do Hospital IGESP explica quatro doenças que podem acometer o coração com a infecção

Por se tratar de uma doença nova na literatura médica, as descobertas em relação ao coronavírus surpreendem a cada dia. Por isso, frequentemente, a comunidade médica precisa revisar os conceitos em relação à Covid-19.

Atualmente, os médicos e os cientistas já sabem que a base das complicações dos casos graves ocorre por um processo inflamatório sistêmico, que pode comprometer diversos órgãos simultaneamente ou agredir prioritariamente algum deles.

De acordo com o Dr. Irapuan Magalhães Penteado, cardiologista do Hospital IGESP, essa condição explica o porquê pacientes que já estão curados da infecção primária, que não transmitem mais a doença, continuam doentes e, eventualmente, muito graves. "É o processo inflamatório que persiste agredindo órgãos e sistemas", explica.

No caso do coração, quatro patologias são mais comuns e exigem atenção. O cardiologista explica cada uma delas:

1- Inflamações Pericárdicas

Podem provocar dor intensa, derrame pericárdico que, eventualmente, cursam com aumento rápido de volume e tamponamento cardíaco.

2- Inflamações Miocárdicas

Essa é uma inflamação do músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento de sangue para os órgãos. Quando há perda de função contrátil, pode levar o paciente a quadros de insuficiência cardíaca (IC) e choque cardiogênico.

3- Arritmias Cardíacas

O processo inflamatório do miocárdio e do sistema de condução elétrica intra-cardíaco geram anormalidades na condução elétrica, possivelmente, por mecanismos patológicos como reentrada, que podem gerar graves arritmias.

4- Infarto Agudo do Miocárdio

Os conhecidos efeitos tromboembólicos propiciados por essa patologia podem facilitar a instalação de trombose coronária com consequente infarto agudo do miocárdio (IAM) ou Tromboembolismo Pulmonar, que dependendo do grau de obstrução, pode levar o paciente a parada cardiorrespiratória.

Importância do acompanhamento cardiológico

Por fim, o médico orienta que todo paciente portador de Covid-19, internado com evidência de inflamação sistêmica, deve, obrigatoriamente, receber acompanhamento detalhado da equipe de cardiologia. "Os exames de eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e provas laboratoriais podem evidenciar se há agressão miocárdica e alterações potenciais na coagulabilidade sanguínea sistêmica."

Sobre o Hospital IGESP

Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo