Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pessoas com fibromialgia podem sofrer mais sequelas pós Covid-19

Pessoas com fibromialgia podem sofrer mais sequelas pós Covid-19

Estudos revelam que pacientes tiveram o quadro agravado em meio à pandemia

A fibromialgia é uma doença crônica e hereditária que pode ser agravada por conta de problemas externos como, ansiedade, estresse e depressão. Com a pandemia do novo Coronavírus, esses sentimentos ficaram mais fortes e estão influenciando os portadores da enfermidade. Porém, o que causa mais preocupação é quando uma pessoa com fibromialgia contrai a Covid-19. Pesquisas mostram que essas pessoas podem piorar da fibromialgia após a infecção pelo vírus. “Os efeitos da pandemia se acentuam nos pacientes que já têm a doença devido aos impactos do isolamento social, da falta de prática de atividade física e do estresse psicológico. Além disso, alguns deles abandonaram o tratamento por medo de sair de casa", revela a reumatologista Lilian Porto.

De acordo com estudos realizados na Itália, 70% dos pacientes com fibromialgia têm sofrido com o agravamento da doença durante a pandemia. “As pesquisas no Brasil ainda estão em andamento, mas conseguimos enxergar um cenário semelhante ao do país europeu. Isso acontece provavelmente porque, em muitos casos, o tratamento teve de ser interrompido ou devido ao estresse psicológico que o isolamento social traz a estes pacientes”, afirma.

Alguns sintomas pós-Covid-19 podem permanecer por meses, principalmente no pacientes com fibromialgia. “Por exemplo, a fadiga, sintoma na fibromialgia, é um dos sinais mais relatados pelos pacientes após contágio pelo vírus. Logo, pessoas com fibromialgia podem estar mais vulneráveis à fadiga pós-covid”, explica Lilian.

Cuidados

Os portadores de fibromialgia devem redobrar os cuidados. “Evitar aglomeração, usar álcool em gel para higienizar objetos e as mãos e usar máscara. Essas práticas precisam ser rotina para todos, mas principalmente nesses grupos”, aconselha.

Além disso, é importante que os pacientes não abandonem o tratamento. “É fundamental continuar as consultas regulares, bem como, manter a prática de atividade física regularmente, não interromper as medicações e controlar os fatores estressantes'', finaliza a reumatologista.

Fonte: Lilian Porto, reumatologista da clínica DaMatta Saúde Integral


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo