SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital Amaral Carvalho participa de projeto com o Instituto Butantan para utilização de plasma sanguíneo no tratamento de pacientes com COVID-19

  • Quarta, 21 Julho 2021 10:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estela Capra
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Unidade, por meio do Hemonúcleo Regional de Jaú, foi uma das pioneiras a utilizar o plasma convalescente para tratar o coronavírus e ficará responsável pelo armazenamento do material para aplicação em pacientes no início dos sintomas

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) foi escolhido para integrar uma parceria com a Secretaria de Saúde do município de Jaú e o Instituto Butantan de São Paulo para auxiliar no tratamento da COVID-19 com a utilização de plasma convalescente. O convênio entre as partes deve ser assinado nos próximos dias.

O HAC foi uma das instituições pioneiras no interior do Estado de São Paulo a utilizar essa técnica para o tratamento da doença. “Quando nos deparamos com a pandemia, verificamos o que o Hemonúcleo poderia propor para ajudar no combate da Covid-19. Então, pela questão de lidarmos com plasma, começamos com a produção desse material em outubro do ano passado. Nos integramos com outros serviços de hemoterapia para a coleta e desenvolvimento desse plasma convalescente para o tratamento da doença em um momento em que poucos centros do País realizavam isso”, comenta o médico Marcos Mauad, coordenador do Hemonúcleo Regional de Jaú.

A técnica será utilizada em pacientes atendidos no Hospital São Judas e será voltada para pacientes idosos ou com comorbidades como obesidade e diabetes. Um protocolo de triagem será montado para identificação dos pacientes aptos, que devem iniciar o procedimento em até 72 horas após o início dos sintomas. “Esse alinhamento com o Butantan e a Prefeitura pode nos trazer resultados satisfatórios, já que os pacientes que têm diagnóstico precoce e com indicação para o tratamento com plasma são ambulatoriais, que são atendidos pelo município.” A unidade ficará responsável pelo armazenamento e garantia da qualidade do plasma, que será produzido no Instituto Butantan.

Tratamento

O plasma convalescente é coletado de uma pessoa que já foi infectada ou tomou vacina e, por isso, deve ter altas concentrações de anticorpos contra a Covid-19. “Nós coletamos esse plasma e utilizamos em quem está doente para diminuir a carga viral e isso, faz com que a doença tenha um curso mais leve”, explica Mauad.

A técnica já foi utilizada no combate de outras doenças como a gripe espanhola em 1918. Cidades como Araraquara e Santos já aderiram à terapia para tratamento contra à Covid-19.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Jan 27, 2026 Saúde

Volta às aulas | Como identificar distúrbios visuais…

Jan 27, 2026 Saúde

Calor intensifica inchaço e desconforto nas pernas e…

Jan 26, 2026 Saúde

Canetas emagrecedoras e cirurgia plástica: quando são…

Jan 26, 2026 Saúde

Dor no peito: exame ajuda a descartar infarto com mais…

Jan 26, 2026 Saúde

Especialista explica diferença entre gula e compulsão…

Jan 23, 2026 Saúde

Médico alerta para riscos da saúde óssea com uso de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version