SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital Amaral Carvalho participa de projeto com o Instituto Butantan para utilização de plasma sanguíneo no tratamento de pacientes com COVID-19

  • Quarta, 21 Julho 2021 10:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estela Capra
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Unidade, por meio do Hemonúcleo Regional de Jaú, foi uma das pioneiras a utilizar o plasma convalescente para tratar o coronavírus e ficará responsável pelo armazenamento do material para aplicação em pacientes no início dos sintomas

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) foi escolhido para integrar uma parceria com a Secretaria de Saúde do município de Jaú e o Instituto Butantan de São Paulo para auxiliar no tratamento da COVID-19 com a utilização de plasma convalescente. O convênio entre as partes deve ser assinado nos próximos dias.

O HAC foi uma das instituições pioneiras no interior do Estado de São Paulo a utilizar essa técnica para o tratamento da doença. “Quando nos deparamos com a pandemia, verificamos o que o Hemonúcleo poderia propor para ajudar no combate da Covid-19. Então, pela questão de lidarmos com plasma, começamos com a produção desse material em outubro do ano passado. Nos integramos com outros serviços de hemoterapia para a coleta e desenvolvimento desse plasma convalescente para o tratamento da doença em um momento em que poucos centros do País realizavam isso”, comenta o médico Marcos Mauad, coordenador do Hemonúcleo Regional de Jaú.

A técnica será utilizada em pacientes atendidos no Hospital São Judas e será voltada para pacientes idosos ou com comorbidades como obesidade e diabetes. Um protocolo de triagem será montado para identificação dos pacientes aptos, que devem iniciar o procedimento em até 72 horas após o início dos sintomas. “Esse alinhamento com o Butantan e a Prefeitura pode nos trazer resultados satisfatórios, já que os pacientes que têm diagnóstico precoce e com indicação para o tratamento com plasma são ambulatoriais, que são atendidos pelo município.” A unidade ficará responsável pelo armazenamento e garantia da qualidade do plasma, que será produzido no Instituto Butantan.

Tratamento

O plasma convalescente é coletado de uma pessoa que já foi infectada ou tomou vacina e, por isso, deve ter altas concentrações de anticorpos contra a Covid-19. “Nós coletamos esse plasma e utilizamos em quem está doente para diminuir a carga viral e isso, faz com que a doença tenha um curso mais leve”, explica Mauad.

A técnica já foi utilizada no combate de outras doenças como a gripe espanhola em 1918. Cidades como Araraquara e Santos já aderiram à terapia para tratamento contra à Covid-19.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mar 23, 2026 Saúde

Nutrição adequada, atividade física e cuidado integrado…

Mar 23, 2026 Saúde

Tosse por mais de três semanas não é normal e pode…

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mar 20, 2026 Saúde

4 estratégias que realmente ajudam no emagrecimento no…

Mar 20, 2026 Saúde

Além da higiene bucal: mitos e verdades sobre o mau…

Mar 19, 2026 Saúde

Queda de cabelo exige investigação e cuidados corretos…

Mar 19, 2026 Saúde

Março Amarelo reforça importância do diagnóstico…

Mar 19, 2026 Saúde

Intestino circadiano: por que o horário das refeições…

Mar 18, 2026 Saúde

Março Amarelo alerta para a prevenção e o diagnóstico…

Mar 18, 2026 Saúde

Canetas de emagrecimento podem reduzir mais músculo do…

Mar 18, 2026 Saúde

Porque jovens de 20 e 30 anos estão desenvolvendo…

Mar 17, 2026 Saúde

Circulação da influenza reforça necessidade de…

Mar 17, 2026 Saúde

Dor Que Ignora? Pode Ser Pancreatite — E Em Alguns…

Mar 17, 2026 Saúde

Estética e respiração no mesmo procedimento: por que a…

Mar 17, 2026 Saúde

Almoço do CVG-SP debate seguro de vida sob a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version