Volta às aulas | Como identificar distúrbios visuais silenciosos que podem prejudicar o ano letivo
Médica oftalmologista aponta sintomas que ajudam a identificar situações discretas e reforça a importância do check-up infantil para evitar impactos no aprendizado
Um novo ano letivo se aproxima. Você já comprou o material escolar das crianças, separou o uniforme, ajudou a arrumar a mochila e organizou a rotina da casa para a retomada das atividades. Mais uma tarefa que deveria entrar na lista dos pais é realizar o check-up oftalmológico infantil, capaz de identificar situações silenciosas que passam despercebidas em casa e interferem nos primeiros meses de aula. “Quando as crianças começam a apertar os olhos para poder enxergar, reclamam de dor de cabeça, cansaço ou têm queda no desempenho no aprendizado, são questões que podem estar diretamente ligadas à visão”, explica a especialista do Oftalmos, Hospital de Olhos, Débora Schueda Bier Figueiredo.
A médica ainda lista dificuldades discretas, como aproximar objetos com frequência, trocar linhas durante a leitura, perder o ritmo na escrita, reclamar de incômodo persistente ou apresentar irritação, sinais que podem representar alerta importante para avaliação. “Se as crianças estão enxergando mal, muitas vezes não sabem dizer, pois não sabem que aquilo é enxergar mal. Assim, aprendem pior ou não aprendem, e, muitas vezes, até perdem o interesse pela escola”.
Outro ponto de atenção aos pais e responsáveis é o prolongado uso de telas, que tem gerado desafios à saúde ocular infantil. “Estamos vendo muitas crianças com miopia já desde novas por conta do uso excessivo de celulares e tablets, o que afeta a nitidez à distância e pode evoluir rapidamente”, alerta a médica. Outras limitações, como astigmatismo e hipermetropia, também aparecem com frequência, além de casos de desvio ocular. “Se a criança desvia o olhar, ela pode não estar enxergando desse olho, o que gera uma ambliopia, o famoso ‘olho preguiçoso’”, acrescenta.
Primeiros cuidados
A Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria orienta que o teste realizado na maternidade é o primeiro indicador de possíveis alterações. “De seis meses a um ano de idade é o período ideal para realizar a primeira consulta oftalmológica completa. E, se os pais puderem levar as crianças para consultas de rotina todos os anos, torna-se perfeito para a detecção precoce de qualquer situação”, explica a especialista.
Além do check-up anual, a oftalmologista comenta que hábitos simples garantem proteção e diminuem riscos. “Estimular o contato com ambientes externos; realizar pausas durante atividades de leitura, principalmente no uso de telas; manter distâncias adequadas e iluminação correta reduzem o desgaste ao longo do dia. Ao notar qualquer mudança, a busca por atendimento imediato evita agravamentos e assegura progresso escolar sem interferências visuais”, finaliza.
Sobre o Oftalmos
Fundado há quase 20 anos, o Oftalmos Hospital de Olhos é referência em oftalmologia no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina. Une tecnologia de ponta aos mais modernos equipamentos do mercado, com uma infraestrutura completa para acolher o paciente em todas as etapas do atendimento ocular. No mesmo local, são realizadas consultas, exames, cirurgias e adaptação de lentes. É reconhecido pelo atendimento humanizado e pela excelência no cuidado visual em cada detalhe.
O Oftalmos de Balneário Camboriú se tornou o único hospital do Litoral Centro-Norte catarinense a ser certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) no Nível 1. Essa conquista comprova a dedicação da marca em garantir a máxima segurança do paciente, a padronização dos processos e a qualidade clínica em todas as etapas do atendimento. O selo ONA reforça o compromisso da instituição em oferecer práticas assistenciais alinhadas aos mais altos padrões nacionais de saúde, proporcionando confiança e tranquilidade para quem busca excelência no cuidado com a visão.
Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>