Brasil,

Pesquisa SindHosp constata que 93% dos hospitais não registraram aumento de internações de pacientes Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloisa Matsuda
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa SindHosp mostra diminuição na ocupação de leitos Covid e menor cancelamento de cirurgias eletivas o que pode indicar a retomada gradativa dos atendimentos de pacientes não Covid pela rede privada de hospitais

Pesquisa de número 16 realizada pelo SindHosp- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, com 74 hospitais privados respondentes, demonstra que a pressão por internação diminuiu consideravelmente nos últimos dez dias: 93 % dos hospitais informam que não houve aumento de internações de pacientes com Covid-19 nos últimos 10 dias.

Do total de 74 hospitais ouvidos, 26% são da capital e 74% do interior e somam 2.818 leitos de UTI e 6.254 leitos clínicos dedicados ao atendimento Covid.

Ocupação de leitos de UTI

Também o número de hospitais com taxa de ocupação de UTI para Covid-19 acima de 80% caiu. Na pesquisa de número 15 (28/6 a 02/07) eram 62%, sendo que no levantamento atual apenas 12% relatam ocupação superior a 80%. Mais da metade, ou seja, 61% dos hospitais informam ocupação entre 71% a 80% nas UTIs Covid.

Em números absolutos, 34 hospitais responderam que do total de 461 leitos disponíveis de UTI, 331 encontram-se ocupados, correspondendo a 72% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19.

Ocupação de leitos clínicos

Também a ocupação de leitos clínicos acima de 80% caiu drasticamente. Apenas 6% dos hospitais relatam ocupação de leitos clínicos acima de 80% enquanto na pesquisa anterior 56% informavam ocupação acima de 80%. Hoje 61% dos hospitais relatam ocupação entre 71% e 80% de leitos clínicos.

Segundo o médico Fransciso Balestrin, presidente do SindHosp, a pressão por atendimento Covid diminuiu nos hospitais privados e, simultaneamente, também caiu o cancelamento de cirurgias eletivas. “Hoje 27% dos hospitais relatam corte de até 50% das cirurgias eletivas, sendo que na pesquisa anterior, realizada há 15 dias, eram 68% dos hospitais que informavam cancelamento de até 50% das mesmas. Esse dado pode indicar que está havendo um movimento de retomada dos atendimentos não Covid nos hospitais. Resultado, sem dúvida, do avanço da vacinação”, destaca Balestrin.

Aumento de preço dos medicamentos

63% dos hospitais informam que não houve aumento de preço dos medicamentos nos últimos 10 dias enquanto na pesquisa anterior 60% relatavam que houve aumento.

Problemas no enfrentamento à Covid

O afastamento de colaboradores por problemas de saúde continua sendo o maior entrave ao atendimento de paciente Covid para 59% dos hospitais enquanto na pesquisa anterior eram 46% dos hospitais que tinham essa queixa.

Estoque de medicamentos

29% dos hospitais têm estoque para 10 dias
9% dos hospitais têm estoque para 15 dias
38% dos hospitais têm estoque para até 1 mês
15% dos hospitais têm estoque para mais de 1 mês

Estoque de O2

28% dos hospitais têm estoque para 15 dias
43% dos hospitais têm estoque para até 1 mês
12% dos hospitais têm estoque para mais de 1 mês

Faixa etária dos pacientes

71% dos pacientes clínicos têm entre 41 a 50 anos
48% dos pacientes de UTI têm entre 51 a 60 anos

Tempo médio de internação

66% dos pacientes clínicos ficam internados de 8 a 14 dias
62% dos pacientes de UTI ficam internados de 15 a 21 dias

*O SindHosp é o maior e mais antigo sindicato de saúde da América Latina com 55 mil serviços de saúde e fundado em 1.938.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar