Alergias: Atenção redobrada na alimentação das crianças
A Dra. Patty Terrível, pediatra humanizada, ressalta a importância de apresentar alimentos com potencial alérgico durante a introdução alimentar
No dia 8 de julho é o Dia Mundial da Alergia, essa data é importante para relembrar a importância da atenção redobrada na alimentação, principalmente nas crianças. Quando não socorrida a alergia pode causar graves danos, inclusive levar o paciente a óbito.
A Dra. Patty Terrível, pediatra humanizada, ressalta que os principais tipos de alergia são as alimentares, que geralmente se manifestam com inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, vômitos, rouquidão e pele, que tende a ficar mais sensível, áspera e irritadiça. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alergia alimentar é mais comum em crianças e sua prevalência aumentou nas últimas décadas, portanto é extremamente importante redobrar o cuidado com a alimentação das crianças. A especialista ainda oferece algumas dicas para evitar que a criança desenvolva alergias alimentares.
“Na introdução alimentar, de 6 a 9 meses, há uma janela imunológica na criança, quando o alimento é exposto o corpo gera um anticorpo para proteger essa criança, então ela terá menor chance de desenvolver uma alergia futura, por isso é importante apresentar os alimentos nessa fase”, comenta Terrível.
Ela ainda acrescenta que os principais alimentos para serem apresentados nessa fase, mais propensos a causar alergias são: ovos, soja, glúten, crustáceos e castanhas.
“Eu recomendo os pais a fazerem pasta de amendoim e farofa de castanha para apresentar as crianças. O leite de vaca também é um potencial alérgico, mas recomendamos somente a partir de 1 ano de idade, e aí sim verificar se ela possui alguma reação”, finaliza.
Sobre a Dra. Patty Terrível
A Dra. Patrícia Terrível, conhecida como Patty Terrível, é uma pediatra pró-amamentação, neonatologista, formada pela universidade de Santo Amaro, Residência médica no Hospital Municipal Carmino Caricchio. Trabalha também com transporte aeromédico. Patrícia possui cursos complementares em manejo clínico de aleitamento materno, monitoria de reanimação neonatal, monitoria no método Canguru e é idealizadora do projeto Corrente de Amor pelo SUS.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário