Brasil,

Cirurgião reforça importância do diagnóstico precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Donato de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A campanha “Julho Verde” busca conscientizar a população sobre o enfrentamento e a prevenção do câncer da região da cabeça e do pescoço. Entre os tipos mais frequente de câncer no mundo, o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente tanto em homens quanto em mulheres.

Apesar da insegurança sobre o futuro, em razão da Covid-19, uma certeza ainda existe: a prevenção contra o câncer deve continuar. Denominado como “Julho Verde”, o mês chama atenção para o combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, responsável por cerca 10 mil mortes a cada ano no país, o que faz especialistas e entidades médicas buscarem conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, principalmente porque o medo do vírus fez com que muitas pessoas parassem de fazer a prevenção dessas doenças.

“Este tipo de câncer tem índice elevado de mortalidade, principalmente porque os pacientes geralmente chegam para o tratamento da doença em estágio avançado. Por isso, o objetivo da campanha é reforçar o diagnóstico precoce, além de divulgar e alertar sobre os cuidados de prevenção e enfrentamento à doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que o índice de cura seja alto”, destaca o cirurgião de cabeça e pescoço e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Dr. Bruno Albuquerque.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo e quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para o triênio 2020-2022 sejam diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil, incluindo todas as áreas além da cavidade oral, como a língua e boca, e órgãos como laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal e glândulas salivares.

Segundo o cirurgião, os sinais e sintomas dos tumores malignos da região da cabeça e do pescoço irão depender principalmente da localização, dimensão e tipo de tumor. “Grande parte desses tumores malignos se manifestam inicialmente como uma lesão (“ferida”) que não cicatriza ou como um nódulo no pescoço persistente que pode ser indolor. Por se tratar geralmente de tumores com altas taxas de agressividade e rápido crescimento, o retardo na identificação e diagnóstico dessas lesões faz com que na grande maioria dos casos o tumor já seja detectado nas fases mais avançadas, comprometendo significativamente as taxas de cura e aumentando as chances de sequelas e complicações do tratamento”, explica.

O especialista reforça que na maioria dos casos os tumores são evitáveis e ocorrem por adoção de maus hábitos. “O excesso de exposição à luz solar é um dos principais fatores de risco, pois pode provocar câncer de pele, afetando a região da cabeça e pescoço; o consumo de cigarro e álcool, pois são elementos desencadeadores do câncer; além da presença de alguns tipos do vírus HPV (papiloma vírus)”.

Abaixo, o médico listou algumas dicas de prevenção:

1- Use chapéu, boné, filtro solar para evitar exposição solar, principalmente em horários de sol mais intenso;

2- Pare de fumar e evite ficar exposto à fumaça;

3- Evite o consumo acentuado e frequente de bebida alcoólica.

Mitos e verdades sobre a doença:

“Câncer na boca pode ser causado pelo uso de próteses dentárias”

VERDADE, se a prótese estiver mal adaptada e causar trauma crônico e constante em local já propício para o desenvolvimento de câncer. Porém nem todos os casos irão evoluir para câncer. É necessário que haja uma predisposição genética.

“Enxaguantes bucais têm relação com a formação de tumores na boca”

MITO, mas deve-se evitar enxaguantes bucais com álcool na composição, uma vez que o mesmo pode causar danos nas mucosas orais.

“A cirurgia de retirada da laringe impede que o paciente volte a falar”

DEPENDE. Hoje em dia há opções de cirurgia com preservação funcional da laringe (as chamadas cirurgias parciais ou subtotais), além disso há diversas formas de reabilitação que auxiliam na adequação do processo fonatório.

Sobre Bruno Albuquerque

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação em Microcirurgia Reconstrutiva em Cabeça e Pescoço pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB Barcelona), Bruno Albuquerque é especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC); em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Instituto Nacional de Câncer (INCA). É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Atualmente trabalha como médico titular da seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer e do Hospital Central da Aeronáutica; e professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Cérvico-facial da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar