Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conheça a DTM: possível causa de dores crônicas

Disfunção na mandíbula provoca dor recorrente, mas é tratável por intermédio de um cirurgião-dentista

Ao sentir dores frequentes de cabeça, ouvido ou na região da face é comum procurar um médico para avaliar o estado de saúde e a possível causa do problema. Porém, um quadro de dor crônica pode ser sinal de algo mais sério que requer tratamento de um cirurgião-dentista especialista, como acontece com a chamada Disfunção Temporomandibular (DTM).

A DTM é um transtorno que afeta a região da Articulação Temporomandibular (ATM), uma das articulações mais complexas do corpo humano, responsável por ligar a mandíbula ao crânio. A ATM comanda os movimentos da mandíbula, dando-lhe mobilidade, o que possibilita a mastigação e a fala. Existem diversas formas de manifestação da DTM e que podem atingir tanto crianças, adolescentes ou adultos, tendo como seus principais sintomas:

Dores de cabeça;
Dores na face ao abrir e fechar a boca;
Estalos ao abrir a boca;
Dores no maxilar e na região do ouvido;
Zumbidos no ouvido;
Cansaço na face;
Dificuldade na mastigação e na fala.

Estima-se que cerca de 40% da população tenha algum tipo de sinal de DTM e que até 10% dessas pessoas acabam precisando de tratamento médico especializado, sendo mais prevalente em mulheres do que em homens. O cirurgião-dentista João Paulo Tanganeli, integrante da Câmara Técnica de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), explica que a DTM pode ter causas multifatoriais em sua origem.

“Tem a predisposição genética, os fatores hormonais e os fatores comportamentais, ou seja, alguns hábitos que a gente chama de ‘parafuncionais’, como, por exemplo, roer unha, mascar chiclete ou ficar mordendo lápis. Hábitos ou vícios que a gente faz com a mandíbula, mas que não são necessários”, explica o cirurgião-dentista. Essas ações podem prejudicar a condição de saúde da ATM, levando à DTM.

O especialista explica que quem sofre com a Disfunção Temporomandibular, na maioria dos casos, possui dificuldades para realizar hábitos simples, como se alimentar ou falar, o que prejudica seu dia a dia e bem-estar. “Quando o paciente apresenta DTM, ele possui dificuldade para comer, falar, trabalhar e se relacionar. A dor afeta bastante e pode ser bem incapacitante, principalmente quando se torna crônica, ou seja, uma dor que vai durar mais de três meses, por exemplo”.

O diagnóstico é clínico e pode ser complementado através de exames de imagem, como a ressonância magnética, que podem dar informações sobre a situação dos músculos, ossos e tecidos da região entre a mandíbula e o crânio, além do exame termográfico para identificar pontos de sensibilidade e reparação do local.

O tratamento é feito por um cirurgião-dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e, na imensa maioria dos casos, não há necessidade de intervenções cirúrgicas. Na maioria das vezes, são indicadas terapias com uso de placas dentárias, sessões de fisioterapia e de laser, massagens para os músculos da face, termoterapia e exercícios para o relaxamento muscular, tendo bons resultados clínicos ao final do tratamento.

Caso o paciente tenha esses sintomas, deve procurar um cirurgião-dentista que fará a avaliação e diagnóstico. “Todos esses sintomas complexos podem indicar quadros de DTM e você deve procurar um cirurgião-dentista. Existem dezenas de tipos de DTM e é o especialista que vai, de fato, fazer o diagnóstico e identificar de qual disfunção se trata. Os tratamentos funcionam muito bem e temos um sucesso clínico bastante alto”, completa o cirurgião-dentista.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercíci o profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo