Brasil,

Tecnologia de ponta e design anatômico permitem vida normal aos portadores de dispositivos médicos implantáveis

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Acticor/Rivacor da BIOTRONIK são os menores dispositivos unicamerais e ressincronizadores do mundo, com somente 10 mm de espessura, garantindo conforto aos pacientes

Na novela ‘Salve-se quem puder’, a personagem Bia (interpretada por Valentina Bulc) é portadora de um marcapasso. A adolescente sofre com o receio de ser rejeitada por seu namorado e com o medo de não poder praticar o esporte que tanto gosta, a ginástica olímpica.

As preocupações da adolescente são pertinentes uma vez que essas dúvidas são comuns tanto em pacientes e familiares, como na sociedade em geral. Porém, com a tecnologia empregada atualmente nesses dispositivos, os pacientes portadores de marcapasso e desfibriladores podem levar uma vida normal. Inclusive há casos de atletas profissionais que possuem esses dispositivos e seguem atuando com tranquilidade, como o holandês Daley Blind, jogador de futebol do Ajax.

Para Alexey Peroni, cardiologista e Diretor de Assuntos Científicos da BIOTRONIK, os casos devem ser individualizados e a comunicação entre médico e paciente é o segredo para que os portadores de DCIs (Dispositivos cardíacos implantáveis) possam levar normalmente suas vidas. “O portador de marcapasso pode levar uma vida normal desde que não existam situações limitantes provocadas pela gravidade da doença cardíaca de base, como insuficiência cardíaca congestiva ou arritmias graves. O DCI em si não é um fator limitante para ninguém, ao contrário: ele oferece mais segurança e qualidade de vida para o paciente”, explica.

Além de terem vida útil mais longa e permitirem, inclusive, a realização de exames como ressonância magnética, os DCIs atuais possuem tamanho menor, oferecendo discrição e conforto aos pacientes, minimizando os possíveis impactos sociais. No caso da personagem Bia, seu receio estético é que o namorado perceba a presença do dispositivo ao tocar a sua pele. O que, atualmente, deixa de ser um ‘problema’ uma vez que os equipamentos estão cada vez menores.

Nesse sentido, os menores dispositivos unicamerais e ressincronizadores do mundo fazem parte da linha de CDI (Cardioversor Desfibrilador Implantável) Acticor/Rivacor da BIOTRONIK. Eles possuem somente 10 mm de espessura e um BIOshape suave e elíptico: "O menor tamanho e o formato mais suave dos novos dispositivos Acticor e Rivacor simplificam a introdução para o médico e ajudam o paciente melhorando o seu conforto após a implantação, permanecendo quase que imperceptíveis visualmente”, explica Alexey.

Lembrando que o CDI ressincronizador é um dispositivo que monitora os batimentos e dá um choque no coração quando ocorre a taquicardia, revertendo o quadro automaticamente para o ritmo normal do paciente. O dispositivo unicameral é aquele cujo estímulo elétrico é transmitido e sentido em somente uma das câmaras cardíacas (átrio ou ventrículo).

Sobre a BIOTRONIK

A BIOTRONIK é uma empresa líder em dispositivos médicos que desenvolve soluções cardiovasculares e endovasculares confiáveis e inovadoras há mais de 50 anos. Impulsionadas pela missão de combinar com perfeição a tecnologia ao corpo humano, as inovações da BIOTRONIK prestam cuidados que salvam e melhoram anualmente as vidas de milhões de pacientes diagnosticados com doenças cardiovasculares. A BIOTRONIK possui sede em Berlim, Alemanha, e está presente em mais de 100 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar