Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Amendoim é aliado à saúde do público acima de 60 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jossie Medcalf
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

As propriedades da oleaginosa podem, juntamente com hábitos saudáveis, atuar na prevenção de doenças; consultora da Cuida Bem indica consumo diário e outros benefícios

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem em torno de 29 milhões de idosos. Nessa fase, começam a aparecer alguns problemas de saúde, como demências, doenças cardiovasculares, câncer, perda de cálcio nos ossos e até alterações de humor e fadiga. A alimentação é fator crucial para a promoção da saúde nessa faixa etária. O amendoim, por exemplo, é aliado à prevenção de comorbidades, inclusive, o Alzheimer.

Há, aproximadamente, 1,4 milhão de pessoas no Brasil com esse tipo de demência. Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), estima-se que 55 mil novos casos ocorrem por ano no país. Ainda sem cura, mesmo com descobertas recentes que podem retardar seu avanço, a alimentação pode ser umas das maneiras de prevenir o aparecimento do transtorno. O resveratrol e tiamina (ou vitamina B1), presentes nos alimentos, são alguns exemplos que beneficiam a saúde.

As principais fontes desses nutrientes são as oleaginosas, como o amendoim. O resveratrol também está associado à prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama. Isso porque combate mutações em uma proteína presente na maior parte dos tumores. “A recomendação é de 30g de amendoim por dia, cerca de uma mão fechada, priorizando o consumo sem sal”, indica Bruna Pavão, consultora nutricional da Cuida Bem, linha de snacks saudáveis à base de amendoim.

O amendoim também é aliado quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares. Ele possui gorduras monoinsaturadas, que são gorduras benéficas para a saúde do coração. Essas gorduras diminuem o colesterol considerado ruim (LDL) e aumenta o colesterol considerado bom (HDL). Além dos benefícios para o coração e o cérebro, o amendoim está relacionado à produção de hormônios indispensáveis para o bom humor. “Ele possui triptofano, um aminoácido essencial que ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar”, explica a nutricionista.

As condições de saúde são multifatoriais, genéticas e também associadas aos hábitos de vida, como tabagismo e prática de exercícios, que podem prejudicar a saúde ou promovê-la. Da alimentação, é possível extrair benefícios, como a regeneração e o bom funcionamento do organismo, de dentro para fora. Em 100g de amendoim torrado, por exemplo, há cerca de 39mg de cálcio. A reposição desse mineral é indispensável para a manutenção da saúde óssea, o que ajuda na mobilidade e prevenção de dores.

O consumo in natura é o mais indicado, porém, de forma equilibrada, é possível consumir o amendoim em versões associadas a outras sementes e castanhas, barras ou doces sem adição de açúcares, como as disponíveis na linha Cuida Bem. O amendoim não perde suas características nutricionais quando processado. “A máxima é evitar a adição de ingredientes com componentes que façam mal à saúde”, alerta Bruna.

Sobre a Santa Helena

A Santa Helena atua em todo o Brasil e exporta para mais de oito países da América Latina, Europa e Ásia. Com 79 anos de tradição, a empresa é reconhecida como líder no mercado de produtos alimentícios à base de amendoim e produz 40% de toda a safra brasileira. O complexo industrial está sediado em Ribeirão Preto (SP).

São mais de 150 opções no portfólio, como a Paçoquita e o Mendorato (amendoim japonês), conhecidos e consagrados como líderes de vendas. Além da linha de snacks saudáveis Cuida Bem. Os produtos possuem selo Pró-Amendoim, da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), atestando que a produção e armazenamento garantem uma matéria-prima livre de aflatoxinas.

Com mais de 1.200 colaboradores, a Santa Helena é, pelo quinto ano consecutivo, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil segundo a Fundação Instituto de Administração (FIA) e Uol, com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, que também premiou a companhia como destaque em carreira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar