Brasil,

Asma: falta de tratamento adequado causa impacto econômico na sociedade e nos sistemas de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Walquene Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Asma: falta de tratamento adequado causa impacto econômico na sociedade e nos sistemas de saúde

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, essa doença crônica atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo

A ausência de cuidados adequados com a saúde compromete a qualidade de vida, além de elevar os custos financeiros diretos e indiretos para a população. Considerada um problema de saúde pública, a asma pode afetar crianças e adultos, provocando falta de ar e chiado no peito. Ela não tem cura, no entanto, é possível manter o controle e levar uma vida normal.

Com o objetivo de analisar o impacto econômico da asma em uma operadora de plano de saúde de autogestão, a CAPESESP (Caixa de Previdência e Assistência aos Servidores da Fundação Nacional de Saúde) realizou um estudo que identificou uma utilização mais frequente do plano de saúde por indivíduos asmáticos, resultando em aumento de quase 26% dos gastos assistenciais.

“Os dados coletados são utilizados pela Entidade para orientar as ações de prevenção, manutenção e promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como auxiliar no redimensionamento da rede credenciada”, ressaltam os autores da pesquisa, os médicos João Paulo dos Reis Neto, Diretor-Presidente da CAPESESP, e Juliana Martinho Busch, Diretora de Previdência e Assistência da Entidade.

De acordo com eles, as doenças crônicas não transmissíveis interferem no cotidiano da população, além de causarem impacto econômico para a sociedade e os sistemas de saúde.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a asma em todo o mundo. No Brasil, é a quarta causa de internações. Todos os anos ocorrem cerca de 2 mil mortes decorrentes de ataques agudos de asma. Muitos óbitos poderiam ser evitados se os pacientes seguissem as recomendações médicas.

Para Núbia Tavares, sócia-diretora de uma agência de comunicação, fazer o tratamento contínuo é primordial para diminuição dos ataques. “Sofro com isso desde que nasci, por razão hereditária. Ao longo dos anos, fui internada diversas vezes. Melhorei durante a adolescência; porém, de um tempo para cá, as crises têm piorado. Percebo que são desencadeadas por alguns fatores, tais como estresse, queda de temperatura no inverno, poeira. Ainda tenho rinite, e, quando ataca, logo vem junto os desconfortos da asma. Na alimentação, eu evito derivados do leite, pois estimulam o aumento do muco”, comenta Núbia.

Sobre a CAPESESP

A CAPESESP (Caixa de Previdência e Assistência aos Servidores da Fundação Nacional de Saúde) foi fundada em 1958 e está entre as 60 operadoras no ranking de maior movimentação financeira assistencial no mercado de Saúde Suplementar.

Com sede no Rio de Janeiro, a Entidade oferece benefícios assistenciais, como o plano de saúde na modalidade de autogestão, sendo responsável por milhares de vidas em 600 municípios, e previdência complementar.

A CAPESESP atende, via convênio, os servidores da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), do Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além de seus mais de 300 funcionários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar