Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Médico lança Manual de Medicina Baseada em Evidências e cita importância do uso de máscaras na pandemia

José de Alencar é cardiologista e estuda a importância das evidências nos tratamentos médicos: "A máscara é uma das melhores medidas de proteção que temos enquanto não vacinamos a população, não é ético precisar fazer estudos sobre isso", explica.

Existe medicina que não seja baseada em evidências? Quais são os critérios para sabermos se as evidências são fortes, de valor ou não? Os pacientes brasileiros estão preparados para entender a medicina baseada em evidências? Esses foram alguns questionamentos que impulsionaram o cardiologista José Alencar a escrever o livro Manual de Medicina Baseada em Evidências, publicado pela Sanar, em 2021. “Sempre estudei o tema e quando a pandemia começou o assunto ficou ainda mais em destaque, dando mais sentido à ideia do livro”, explica.

Entre os assuntos desenvolvidos no livro, está o uso das máscaras como forma de proteção na pandemia da Covid-19. No livro o autor fala de plausibilidade, como ponto de partida para qualquer hipótese. "Outro exemplo, mais recente, é o do uso das máscaras durante a pandemia da Covid-19: não se faz necessário e nem é ético realizar um estudo comparando uso de máscaras versus o não uso, porque a doença é transmitida por aerossol e o uso de máscaras possui poucos efeitos adversos importantes em comparação ao seu potencial benéfico", explica José Alencar.

Escrito em formato de manual, o conteúdo tem uma linguagem acessível e é uma ferramenta para diversos públicos, indo além dos médicos e estudantes da área de saúde. “Temos um conteúdo que traz conhecimentos essenciais sobre a medicina baseada em evidências de valor e que é útil para jornalistas, estudantes e cidadãos interessados no tema”, explica Alencar. No livro, as evidências científicas são abordadas de forma ampla, indo além do cenário da pandemia e trazendo conceitos que são atemporais, aplicados a diversos casos da medicina. Fala-se, por exemplo, dos tipos de evidências e dos critérios que podem classificá-las como frágeis ou fortes e interferem diretamente no uso de um medicamento ou tipo de tratamento.

Vacinas e Medicamentos

Os leitores vão entender também como são testados medicamentos e vacinas, assuntos que não saem da pauta jornalística e das conversas dos brasileiros. O autor traz informações sobre comparação justa, ensaios clínicos randomizados, fatores confundidores e explica ainda o efeito placebo, bastante debatido nas fases de testes das vacinas em nosso país. “Costumo dizer que os números não mentem, mas há diferentes formas de usá-los e interpretá-los e é aí que precisamos ter muito cuidado”, chama a atenção o autor. Parece complicado, mas a ideia do Manual é exatamente facilitar o entendimento, explicando tudo de forma didática e libertadora, auxiliando médicos e aumentando a compreensão dos leitores sobre um tema que influencia diretamente na rotina das pessoas.

Prefácio de Natalia Pasternak

O brasileiro está preparado para ler este livro? A bióloga e divulgadora científica Natalia Pasternak diz no prefácio da obra que o Brasil não está pronto para o livro do José Alencar e colaboradores. Mas, segundo Natalia, eles estão prontos para lançar as fundações de uma mudança cultural e educacional necessária. Ela complementa: “É nosso papel como cientistas e comunicadores de ciência garantir que a informação de qualidade esteja disponível, em linguagem acessível e de fácil compreensão, e que circule. A informação de qualidade é a base de boas escolhas. Comecem escolhendo este livro”. Em tempos de tantas dúvidas, o médico e autor José Alencar esclarece que a medicina deve seguir novos caminhos, com valorização das comprovações científicas e o cuidado de sempre com o paciente. “Nós achamos que tem remédio para tudo, mas a verdade é que não tem, isso é um fato. Cabe a nós médicos comunicarmos isso de forma empática, acolhendo os pacientes”, completa.

Sobre o autor

José Nunes de Alencar Neto (foto anexada)

Cardiologista. Eletrofisiologista intervencionista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Hospital de Santa Cruz (Lisboa, Portugal). Assistente do serviço de Pronto Socorro do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Coordenador da Pós Graduação em Medicina de Emergência da Sanar.

Obs: O autor está disponível para participar de entrevistas, programas, lives e outros formatos de conteúdo.

Sobre o livro

Manual de Medicina Baseada em Evidências, de José N. Alencar e colaboradores

Editora Sanar, 1ª Edição (2021)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo