Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

6 mitos e verdades sobre emagrecimento

Para boa parte das pessoas, emagrecer pode ser um longo desafio, principalmente quando as estratégias de emagrecimento estão baseadas em “dietas de amigos” e outras informações que não levam em conta a necessidade do acompanhamento personalizado. Por isso, é essencial a orientação de um médico ou nutricionista nesse processo, de forma a garantir que a perda de peso ocorra de maneira saudável e efetiva. “Além de desenvolver uma dieta adequada, o nutricionista também pode avaliar a necessidade de uma suplementação que potencialize o emagrecimento. Atualmente, é possível contar com ativos naturais, manipulados de forma individualizada para as necessidade de cada paciente”, afirma o nutricionista ortomolecular Rafael Felix, consultor da Via Farma.

Para um bom resultado, é essencial optar por fórmulas naturais que tenham eficácia comprovada em estudos – daí a importância dessa escolha ser feita junto de um médico ou nutricionista. “Mas é importante lembrar que qualquer suplementação será apenas complementar a uma rotina disciplinada de exercícios e alimentação saudável”, completa o nutricionista.

Para ajudar na missão de emagrecer de forma efetiva – e o mais importante, com saúde – o especialista falou sobre alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Confira:

Um bom peso é tudo que importa para a saúde

Mito. O peso mostrado na balança convencional pode não dizer muito sobre o estado de saúde de uma pessoa. Imagine que, aos 20 anos, um indivíduo tenha 50kg, com uma boa massa muscular e baixo percentual de gordura. Mas, se essa mesma pessoa chegar aos 40 anos com os mesmos 50kg, compostos por alto percentual de gordura e pouca massa muscular, sua chance de desenvolver síndrome metabólica e resistência à insulina, por exemplo, será aumentada. No fim das contas, o que mais importa não é o peso, mas sim a composição corporal, que é a proporção entre gordura e massa magra no organismo.

Emagrecer é a mesma coisa que perder peso

Mito. Ao contrário do que muitos acreditam, há uma diferença entre os dois conceitos. Perder peso quer dizer “diminuir o número na balança”, independente da proporção de gordura e massa magra que foi perdida. Já o emagrecimento vai além disso: é a redução da gordura corporal com mínimas alterações no volume de massa muscular. Quanto mais massa magra no organismo, maior é o gasto calórico em repouso e mais rápida também será a queima de gordura.

Musculação emagrece

Verdade. Embora os treinos aeróbicos sejam mais associados ao emagrecimento, a musculação também é importante nesse processo. Isso porque, além de gastar calorias, essa atividade ajuda a aumentar o metabolismo basal. Isso significa que à medida que se ganha massa muscular, aumenta-se também o gasto energético e a queima de gordura.

Fazer exercício aumenta a fome

Mito. Existe o boato de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não é verdade – o exercício é sim uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal, especialmente a musculação. Estudos mostram, inclusive, que além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.

É possível emagrecer com ativos naturais

Verdade. A fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados e alguns não possuem critérios para o uso de certos fármacos. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente. A combinação entre extratos de manto de senhora, oliva, hortelã selvagem e sementes de cominho (FourSlim), por exemplo, é capaz de ajudar na redução da fome e da compulsão por doces, facilitando a dieta e potencializando o emagrecimento.

Beber água ajuda a emagrecer

Verdade. Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios físicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo