Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Chegada da menopausa: médica alerta para principais sintomas e cuidados

Chegada da menopausa: médica alerta para principais sintomas e cuidados

Físicos e psicológicos, os efeitos desta fase podem ser amenizados com tratamento correto e individualizado

Ondas de calor, sudorese, alterações no sono e memória, irritabilidade e transtornos psicológicos, como a depressão, são alguns dos sintomas da menopausa. Esse conjunto de sintomas são efeitos da redução natural de produção de estrogênio, hormônio produzido pelo ovário, que começa a acontecer por volta dos 40 anos, sendo mais frequente entre 48 e 52 anos.

Algumas mulheres apresentam menopausa tardia, até os 65 anos. Segundo a diretora da Higia Clinic, a médica Marcia Simões, esse período que antecede a última menstruação é chamado de climatério: os sintomas aliados a irregularidade menstrual indicam que está perto o dia da última menstruação.

“Outros sintomas, como dores de cabeça, palpitações, diminuição da libido (desejo sexual) e da lubrificação intima, perda de massa óssea, coceiras, aumento da frequência ou dor ao urinar, também podem estar associados ao período”, explica a médica.

Geralmente, o diagnóstico do climatério é clínico. “Avaliamos s sintomas da paciente e identificamos a entrada neste período. Para pacientes com menos de 40 anos, é possível realizar teste chamado FSH (Hormônio Folículo Estimulante), que investiga a atividade dos ovários”, explica.

Como tratamento para os sintomas do climatério e prevenção dos efeitos da falta de estrogênio no corpo, é indicada a Terapia Hormonal, que contribui para a redução das ondas de calor e suores, além de fraturas, câncer colorretal, doença cardíaca coronariana, diabetes e equilíbrio dos níveis de colesterol. “Geralmente aliamos o estrogênio e a progesterona para reduzir sintomas gerais e futuras doenças decorrentes do período”, afirma. “Quando as pacientes relatam falta de desejo e qualidade sexual, a testosterona pode ser usada também”, complementa.

Para alguns casos, como mulheres que já tiveram câncer de mama, doença cardíaca coronariana e infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral – o famoso AVC, histórico de tromboembolismo e doença hepática grave, o tratamento deve ser avaliado individualmente pelo seu médico.

O tratamento exige acompanhamento médico periódico. Cada mulher passará por essa fase de uma forma diferente, por isso é importante manter a visita ao médico anualmente. Márcia Simões lembra que a qualidade de vida influencia diretamente nos sintomas e resposta ao tratamento. “Tenha uma alimentação saudável, beba bastante líquido, reduza o consumo de café e álcool, faça exercícios frequentemente, tome sol e, se preciso, suplemente a vitamina D”, explica. A médica alerta para o cuidado com a saúde mental. “Como a menopausa pode desencadear doenças psicológicas, como a depressão, inclua na rotina ações para aliviar o estresse, como praticar yoga ou um passatempo, meditação, tudo que ajudar a manter a mente mais calma e em paz”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo