Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Consulta Pública ouve pacientes sobre atualização do tratamento para asma no SUS

Campanha #AtualizaAsma incentiva participação no processo que pode garantir acesso a medicamentos mais eficazes

O Ministério da Saúde vai atualizar o Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para asma no SUS. A Conitec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde realiza, até 15 de junho, a consulta pública para ouvir a opinião dos pacientes e sociedade sobre as tecnologias que devem ser incluídas.

A atualização do PCDT com tratamentos inovadores que foram lançados no mercado é fundamental para a qualidade de vida dos pacientes. O processo pode garantir que os médicos do SUS prescrevam a terapia mais adequada para cada caso.

“O PCDT de asma foi atualizado pela última vez em 2013. De lá para cá, várias outras drogas surgiram, principalmente para asma grave”, afirma o pneumologista José Roberto Megda Filho. “Estes pacientes têm maior risco, por exemplo, de internação, de procurar um atendimento de emergência e, neste atual cenário, de apresentar complicações pelo novo coronavírus”, acrescenta o médico.

Estima-se que, no Brasil, mais de 20 milhões de pessoas convivam com a asma. Entre os pacientes asmáticos, cerca de 10% possuem a forma mais grave da doença. A asma não tem cura, mas é controlável se tratada corretamente.

“Hoje no Brasil menos de 33% dos pacientes fazem uso contínuo dos medicamentos para o controle da doença e somente 12, 4% tem sua asma controlada. Dentre as causas para essa falta de adesão está a dificuldade ao acesso. Entendemos que é fundamental a incorporação no SUS de todas as classes de medicamentos hoje conhecidos para o tratamento da asma”, diz a Dra. Zuleid Linhares Mattar, responsável pelas Políticas Governamentais da ABRA-SP, Associação Brasileira de Asmáticos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo