Projeto de lei enquadra como crime contra a saúde pública o ato de falsificar testes diagnósticos de doenças no Brasil
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) apresentou um projeto de lei para enquadrar como crime contra a saúde pública o ato de falsificar, corromper, adulterar ou alterar, com objetivos comerciais ou não, testes diagnósticos de doenças. Para atingir esse objetivo, a proposta sugere alteração do Decreto Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) . O texto aguarda aprovação.
No projeto, o parlamentar justifica que o contexto de pandemia de coronavírus tem deixado a população à mercê da atuação de criminosos, que se aproveitam da vulnerabilidade estatal decorrente dessa situação emergencial para auferir vantagens ilícitas em detrimento da saúde e da vida das pessoas.
O deputado reforça que o assunto ganha mais força ainda quando se trata de falsificação para inclusão nas categorias prioritárias de comorbidades para vacinação contra a covid-19. “É inadmissível que pessoas furem a fila da vacinação ao se utilizarem de atos ilícitos com falsos diagnósticos de doenças. Em um momento em que se exige empatia e, principalmente, bom senso, não podemos admitir que esse contexto se torne rotina sem uma punição à altura”, destaca Eduardo.
A proposta apresentada relembra ainda as denúncias feitas pela imprensa sobre a falsificação dos testes rápidos de covid-19 no Ceará o que, em tese, configura o crime previsto no art 273 do Código Penal.“Não obstante, entendemos que a falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de quaisquer testes diagnósticos é conduta que se reveste de maior gravidade, haja vista a dimensão do dano causado à coletividade. Assim, o agente que pratica tal delito nessas circunstâncias deve ser punido de forma mais rigorosa”, detalha o texto.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário