Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pilates ajuda a aliviar sintomas da TPM, aponta estudo

Cerca de metade das mulheres sofre na fase que antecede a menstruação

Os benefícios para a saúde musculoesquelética do Pilates são bem conhecidos. A novidade é que um estudo publicado no Complementary Therapies in Medicine, apontou que o método reduz, de forma significativa, os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM), mais conhecida pela sigla TPM (tensão pré-menstrual).

A pesquisa é pioneira na investigação dos efeitos do Pilates no combate às manifestações da SPM. Estudos anteriores já haviam identificado os efeitos positivos de diferentes práticas esportivas para aliviar os sintomas da SPM.

A maioria dessas pesquisas mostrou que as mulheres fisicamente ativas apresentavam menos manifestações da SPM do que as sedentárias.

Incapacitante

A prevalência da SPM é alta. Estima-se que quase metade das mulheres apresenta sintomas na fase que antecede a menstruação. Em geral, as manifestações começam 15 dias antes do período menstrual.

Muitas vezes, são sintomas que interferem no dia a dia da mulher e pioram a qualidade de vida. Nas formas mais graves, a SPM pode se tornar incapacitante. Os sintomas mais comuns da SPM são:

Irritabilidade
Ansiedade
Agitação
Insônia
Dificuldade de concentração
Cansaço
Retenção hídrica
Ganho de peso transitório
Mamas doloridas
Dores nas costas
Dor de cabeça

Pilates: mil e um benefícios

O Pilates foi criado por Joseph Pilates, em 1914. O objetivo era ajudar na recuperação de soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. O método ganhou o mundo e hoje é reconhecido por seus inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais.

Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, os efeitos positivos do método são globais, com melhoras na saúde física, mental e emocional.

“Quando pensamos nos principais sintomas da SPM, faz muito sentido que o Pilates possa contribuir para amenizá-los. Ao longo dos anos, muitos estudos apontaram que o método ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse. Além disso, também melhora o sono e a concentração”.

“A mulher na SPM pode se sentir bastante tensa e/ou irritada. E uma das técnicas que mais ajudam nesses momentos de nervosismo é a respiração profunda, necessária para a realização dos movimentos no Pilates. Além de controlar a respiração, há necessidade de aprender a se concentrar para conseguir fazer os exercícios”, ressalta Walkíria.

"Voltar a atenção exclusivamente para si e para os movimentos que precisam ser realizados, ajuda a esvaziar a mente e a atingir um estado de equilíbrio e de bem-estar, pontos essenciais para amenizar os sintomas da SPM”, comenta Walkíria.

Em segurança

Por fim, em tempos de pandemia, o Pilates Studio é uma forma segura de praticar uma atividade física, já que pode ser feito de forma individual ou em dupla.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo