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Preocupação com queda nas cirurgias pediátricas de cardiopatia congênita é realidade no segundo ano de pandemia no Brasil

Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, em 12/6, reforça importância da assistência médica e lembra que campanhas beneficentes em prol de crianças cardíacas carentes ajudam a salvar vidas

O déficit acumulado de cirurgias cardíacas pediátricas não realizadas no país está entre 70% e 80%. Antes da pandemia esse percentual era de 50% tanto no Sistema Único de Saúde como na rede privada. No mês em que se celebra o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita (12 de junho) uma das principais preocupações é que esse déficit acumulado aumente ainda mais dependendo de quanto tempo o Coronavírus permaneça. Quem reforça a necessidade de chamar atenção para essa realidade é o médico cardiologia Dr. Andrey Monteiro, médico pelo Pro Criança Cardíaca.

A instituição médico-social manteve o atendimento dos pacientes, operando os casos com maior risco de morte e com cuidados redobrados e seguindo todos os protocolos clínicos de segurança, como a testagem do paciente, familiares e equipe médica. “Houve sempre a consciência do cuidado, uma vez que o paciente cardiológico, muitas vezes, não pode esperar”, explica a diretora médica do Pro Criança, a cardiologista pediátrica Dra. Isabela Rangel.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada mil nascidos vivos, 10 são portadores de cardiopatia congênita – má formação cardíaca que está presente durante o desenvolvimento do feto -, estimando-se em 29 mil o número anual de nascimentos com a doença, 6% dessas crianças morrem antes mesmo de completarem o primeiro ano de vida.

“No Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita vale a pena salientar a importância da realização do ecocardiograma fetal, durante o pré-natal. Esse exame traz os benefícios de um diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, principalmente nos casos de anomalias complexas, onde a intervenção cirúrgica no período neonatal é necessária. Com o conhecimento da malformação cardíaca, uma equipe multidisciplinar pode ser preparada para receber o recém-nascido, garantindo um tratamento adequado, melhorando o prognóstico da doença”, alerta Dra Isabela Rangel, Diretora Médica do Pro Criança Cardíaca.

Reflexo da Covid-19 em crianças

Mesmo as crianças não sendo o grupo de maior preocupação direta no Coronavírus, Dra. Isabela Rangel afirma a importância de usarmos a data para lembrar que com a pandemia de Covid-19 os médicos passaram a lidar com uma apresentação clínica em crianças e adolescentes associada ao vírus e denominada Síndrome Inflamatória Multissistêmica. “Identificamos manifestação clínica e alterações laboratoriais similares às observadas na Síndrome de Kawasaki (doença infantil rara que causa inflamação nas paredes de alguns vasos sanguíneos do corpo) ou na Síndrome de Choque Tóxico (complicação rara e potencialmente fatal de certas infecções bacterianas)”, explica.

Dia Nacional da Cardiopatia Congênita marca início das celebrações pelos 25 anos de história do Pro Criança Cardíaca e reforça a corrente do bem que salva vidas

O Pro Criança Cardíaca foi fundado em setembro de 1996 pela Dra. Rosa Celia, referência no cuidado à criança cardiopata carente. E, para dar início nas comemorações pelo jubileu de prata da instituição, o Dia Nacional da Cardiopatia Congênita foi escolhido para a inauguração do selo comemorativo de 25 anos da instituição com a tagline Sonho com Direção e a campanha que tem como protagonistas, claro, pacientes e histórias.

Com a missão de oferecer um serviço cardiológico pediátrico de excelência e ações assistenciais integradas e o propósito de cuidar e dar às crianças e aos adolescentes cardíacos carentes a chance de uma nova vida em 25 anos atendeu mais de 15 mil crianças cardíacas carentes, realizou cerca de 32 mil consultas ambulatoriais e 1.500 procedimentos invasivos, cirurgias cardíacas e cateterismos – diagnóstico e terapêutico.

Neste contexto, uma campanha beneficente da empresa de e-commerce Objetos de Coração durará todo o mês de junho reforçando também a Conscientização da Cardiopatia Congênita. 10% da receita líquida de cinco produtos serão revertidos para o Pro Criança.

“Quero que as pessoas entendam a importância porque todo mundo está esperando que uma mega campanha de namorados e a marca vai lançar uma campanha de amor ao próximo para ajudar a entender que amor é todo dia. Não se ama só no Dia das Mães e no Dia dos Namorados”, brinca Roberta Almeida, proprietária da Objeto de Coração (https://www.objetodecoracao.com.br/empresa) e acostumada a realizar ações beneficentes anônimas. Ela espera com a iniciativa estimular outras empresas a ajudarem e a fazerem parte desta corrente do bem, num momento em que a pandemia tem trazido dificuldades extras para muitas pessoas.

Neste último ano, o Pro Criança intensificou parcerias e experimentou com empresários de diversos setores o valor da solidariedade e da humanidade que sempre nortearam a atuação do trabalho que tem Dra. Rosa Celia à frente. Assim foi possível continuar.


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