Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Junho Verde: saiba o que é escoliose

Junho Verde é o mês de conscientização mundial a respeito da escoliose, patologia que afeta cerca de 4% da população mundial. Neste mês, chamamos a atenção principalmente para a escoliose idiopática, que é o tipo mais comum desta patologia.

Escoliose é uma deformidade da coluna vertebral, formando uma curva em formato de C ou S, que pode ser causada por diversos fatores e variam quanto à gravidade e a evolução das curvaturas.

O neurocirurgião e especialista em coluna, Dr Haroldo Chagas diz os principais tipos de escoliose:

A escoliose congênita é de nascença e não hereditária, e sim uma alteração ocorrida no período embrionário. Responsável por cerca de 10% dos casos que geralmente ocorrem no nascimento com má formação ou divisão das vértebras.

A escoliose idiopática é a mais comum atingindo cerca de 80% da população, na maioria dos casos,é hereditária. Pode aparecer da infância à fase adulta, sendo menos grave quando aparece antes dos três anos de idade. Não se sabe porquê as pessoas desenvolvem a escoliose.

A escoliose postural é frequente nos adolescentes. Trata-se de curvas leves e geralmente desaparecem com a movimentação da coluna.

A escoliose degenerativa do adulto é causada pela degeneração dos discos da coluna vertebral e das articulações, o que acontece com o avanço da idade.

A escoliose neuromuscular como o nome já diz é causada por problemas neurológicos como a paralisia cerebral ou paralisia muscular.

Chagas ainda relata os sintomas “eventualmente acontece um desconforto muscular, ocorre um aumento unilateral das costelas – muito característico – e a coluna vertebral fica encurvada de forma anormal para um dos lados”.

Para ter um diagnóstico é necessário fazer radiografias e exames físicos como o teste de inclinação frontal que é de fácil execução e com alta probabilidade de reconhecer as irregularidades no contorno das vértebras.

Serviço:

Dr. Haroldo Chagas – neurocirurgião e cirurgião de coluna


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo