Brasil,

Conceito Bobath é indicado para a melhora da função neurológica em todas as idades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Bozza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Conceito Bobath é indicado para a melhora da função neurológica em todas as idades

O tratamento auxilia na melhora da qualidade de vida de pessoas com desordens do sistema nervoso central e periférico

O Bobath é um tratamento interdisciplinar totalmente dinâmico e funcional, baseado no desenvolvimento neuroevolutivo dos movimentos. Isso quer dizer que sua base é norteada pelos principais marcos motores do desenvolvimento humano, permitindo maior independência e qualidade de vida ao paciente com desordens do sistema nervoso central e periférico como Paralisia Cerebral, o AVC, traumatismo cranioencefálico (TCE), Parkinson, Esclerose Múltipla, Atrofia Muscular Espinhal (AME), Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), etc. Além disso, o conceito Bobath é utilizado também em pacientes com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor sem causas aparentes.

A primeira coisa que você deve saber sobre o Bobath é que ele não é considerado um método, mas sim um conceito, já que não fornece um protocolo ou modelo fixo a ser aplicado no paciente, permitindo assim ao profissional desenvolver um plano terapêutico baseado nas habilidades e inabilidades encontradas durante a avaliação. “Dentro deste conceito, cada criança, adolescente ou adulto tem suas necessidades individuais e requer um programa individualizado de terapia. Essa é uma abordagem terapêutica que tem como objetivo a modificação dos padrões anormais da postura e dos movimentos - causados pelas alterações do tônus muscular - , estimulando o paciente a ter padrões motores mais próximos dos normais”, esclarece a Fisioterapeuta Neurofuncional do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), Caroline Joaquim de Almeida.

Ainda segundo a Fisioterapeuta, para que esse tratamento funcione é importante que toda habilidade ensinada ao paciente no consultório seja estendida aos demais ambientes de seu cotidiano, seja em casa ou na escola por exemplo, por isso a participação da família também é fundamental. “Após a avaliação pela equipe médica, nós começamos o tratamento com base nas necessidades daquele paciente, mas para que ele funcione adequadamente, é fundamental que a família esteja envolvida e entenda todo esse processo, já que é ela quem vai auxiliar na continuação dos exercícios Bobath fora da clínica”, complementa.

Não existem contraindicações para o conceito Bobath. Ele é indicado para todas as idades, desde bebês com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor a idosos com desordens neurológicas. Pode também ser realizado por pacientes que apresentam más formações estruturais, tais como ausência de membros, amputações, agravantes como cegueira, baixa visão, surdez, alterações comportamentais, doenças/síndromes de má formação óssea, como a Osteogênese Imperfeita, por exemplo. Esses fatores não impedem a aplicação do conceito neuroevolutivo, mas limitam alguns manuseios e exigem maiores cuidados e certas restrições.

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar