Brasil,

Aumento de consultas via telemedicina é tendência também entre profissionais de cirurgia plástica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista Leandro Faustino destaca crescimento de até 50% nos atendimentos virtuais, mas há limitações no que pode ser conduzido remotamente

Conveniência, agilidade, medidas de proteção e isolamento social. Essas são alguns dos principais fatores que levam hoje cada vez mais pessoas a aderir à telemedicina. Regulamentada no início da pandemia no Brasil, a prática vem crescendo em todas as especialidades. Levantamento da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) mostra que, no segundo semestre do ano passado, 60% dos hospitais consultados realizou até um terço dos atendimentos neste formato, enquanto para 40% esse patamar atingiu até a metade, com expectativa de mais expansão em 2021. No segmento de cirurgia plástica não é diferente. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o especialista Leandro Faustino revela um crescimento de 50% no teleatendimento, chegando a representar hoje até 40% das consultas realizadas.

“Além da segurança em meio às restrições sanitárias, a consulta online permite agilizar o processo de agendamento e preparo para as cirurgias, o que contribui com a otimização do tempo do paciente, por isso houve essa grande procura”, destaca Faustino. “É importante ressaltar que o teleatendimento é reservado para o primeiro contato, onde o paciente apresenta suas demandas e pode tirar dúvidas, definir o tipo de cirurgia e pré-agendar a data”, aponta. “Depois os exames pré-operatórios até podem ser enviados por formato digital, mas o segundo atendimento precisa ser obrigatoriamente presencial, um ou dois dias antes do procedimento, onde examinamos novamente as condições de saúde e revisamos os últimos detalhes”.

Faustino ressalta que, mesmo após a consulta, a tecnologia possibilita que o médico continue disponível digitalmente para o paciente, seja via aplicativo de mensagens ou nas redes sociais. O especialista, que além da clínica própria atua nos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo, lembra ainda que o recurso da telemedicina expandiu as fronteiras, inclusive para fora do Brasil. “Distância não é mais barreira, por exemplo, para quem mora em outras localidades e aproveita as férias por aqui para fazer sua operação, hoje de cada 10 consultas que faço, quatro são online, sendo que duas dessas são internacionais”, afirma o cirurgião. “Isso não é surpresa, já que o Brasil é referência nessa área”, indica. ““Tive a oportunidade de estagiar e acompanhar de perto o trabalho dos maiores hospitais do mundo, como o Massachusetts General Hospital, Harvard Med EUA e Allgemeines Krankenhaus, na Áustria, e posso afirmar, seguramente, que temos no país hospitais mais equipados e avançados do que a maioria dos melhores do mundo”, completa o especialista, que já atendeu e realizou procedimentos em pacientes de mais de 15 países, entre eles Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Austrália, Rússia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

*Sobre Leandro Faustino*

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com residência em cirurgia plástica na UNIFESP, passou parte de sua residência no mundialmente famoso Massachussets General Hospital, da Universidade de Harvard, nos EUA. Dr. Leandro Faustino coleciona especializações em instituições renomadas brasileiras e internacionais que possibilitam que ele realize com excelência mais de 30 procedimentos estéticos e de reconstrução.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui Mestrado em Cirurgia Plástica pela UNIFESP e pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Estéticos no Hospital Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira coleciona prêmios e homenagens, com formação e experiências complementares nos Estados Unidos, em Dubai e na Áustria. É autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos em revistas de grande circulação na mídia. Atualmente, faz parte do quadro médico de renomados hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein e Human Clinic.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar