Brasil,

Junho Laranja alerta para a importância do diagnóstico precoce das leucemias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A doença foi responsável por mais de 7 mil óbitos em 2020 e nos próximos dois anos pode superar 10 mil novos casos, segundo estimativas. "Por isso, é fundamental priorizar os cuidados preventivos com a saúde. Quanto antes diagnosticados, maiores as chances de sucesso do tratamento", destaca médica hematologista, Dra. Maria do Carmo Favarin

Mais de 7 mil pessoas perderam a vida para as Leucemias em 2020 no Brasil. Os números estão no levantamento do Instituto Nacional do Câncer, que apontam para uma tendência preocupante: 10 mil casos novos de leucemia devem ser registrados no País até 2022, com maior incidência no público masculino - estima-se que surjam 5.920 casos em homens e outros 4.890 em mulheres.

"A leucemia é uma doença que começa na medula óssea, onde são produzidas as células sanguíneas e onde acontece a produção dos glóbulos (vermelho e branco) e as plaquetas. Ela não escolhe sexo. Não escolhe idade. Por isso, é tão importante priorizar uma rotina de cuidados contínuos com a saúde, porque quanto antes diagnosticados os casos, maiores as chances de sucesso do tratamento", detalha a médica hematologista e gestora do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Dra. Maria do Carmo Favarin.

Hoje, existem 4 tipos de leucemia: a Leucemia mieloide aguda, a Leucemia mieloide crônica a Leucemia linfoblástica aguda e a Leucemia linfocítica crônica. A especialista detalha ainda que a doença tem origem ainda desconhecida, mas sabemos que é provocada a partir de uma mutação genética que acomete a célula sanguínea localizada na medula do paciente. É quando esta célula se transforma em uma célula cancerígena, que passa a se multiplicar muito rapidamente destruindo e ocupando o lugar das células saudáveis".

Além disso, a médica explica ainda que mesmo sem causas específicas comprovadas, é possível ranquear alguns fatores de maior exposição às leucemias. Segundo Dra. Maria, os mais recentes estudos clínicos destacam a radiação ionizante (provenientes de radioterapia), quimioterapia e o benzeno (encontrado na gasolina e largamente usado na indústria química) como fatores ambientais associados à leucemia aguda.

A importância do diagnóstico precoce

O aumento de células defeituosas na medula óssea do paciente é responsável pela redução de glóbulos vermelhos, provocando a anemia e os sintomas comuns como cansaço, falta de ar, dor de cabeça e batimentos cardíacos acelerados. A especialista detalha também que com a queda na produção de glóbulos brancos, a imunidade baixa e expõe o organismo às infecções. Com a redução das plaquetas o paciente pode ter sangramentos e manchas roxas na pele.

Uma estratégia aplicada para a detecção precoce do câncer é diagnosticar o tumor ainda em fase inicial, por meio de exames clínicos, laboratoriais. "Por isso a importância em realizar exames periódicos, mesmo sem apresentar nenhum sintoma. É esta preocupação com a saúde e o diagnóstico precoce que nos permite conquistar os melhores resultados junto aos nossos pacientes, principalmente em oncologia".

Com um portfólio que conta com mais de 3.500 testes, exames e vacinas, o Grupo Sabin oferece os exames de imagem e laboratoriais, até mesmo os mais complexos, como biologia molecular e citometria de fluxo, considerados essenciais para definição de prognóstico e é mais um dos recursos para definir os rumos do tratamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar