Fundação do Câncer celebra 30 anos e lança programa de inovação em câncer

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fundação do Câncer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

A Fundação do Câncer está completando 30 anos. Entre ações voltadas para o controle do câncer no país estão inúmeros feitos ao longo desse período. Destaca-se o apoio para a implementação da política de controle do tabagismo como, por exemplo, a inserção de imagens e informações sobre as doenças causadas pelo tabaco nos maços de cigarro. Para marcar sua história, a Fundação está lançando o projeto Inovação em Câncer (InovaCan), que engloba atuação nas áreas de inteligência epidemiológica, navegação de pacientes com a doença, além de registro e monitoramento em câncer e o desenvolvimento de um modelo de atenção integral. Para marcar seus 30 anos, a Fundação está lançando ainda o Prêmio Marcos Moraes, que visa incentivar profissionais e instituições do setor a promoverem ações de prevenção e controle do câncer, impactando diretamente em benefício da sociedade.

A premiação é uma homenagem ao médico alagoano Marcos Moraes, ex-diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e fundador da Fundação do Câncer. Inicialmente denominada Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer, a Fundação sempre teve como objetivo apoiar as ações e projetos do INCA. Ao longo do tempo, a organização se expandiu, captando e investindo recursos em pesquisa, prevenção, diagnóstico precoce, educação, além de programas e projetos relacionados ao transplante de medula óssea, e tornou-se uma referência em consultoria para estados e municípios visando a melhoria no suporte à gestão com os seus planos regionais de atenção oncológica. Mesmo com as novas atividades, a Fundação do Câncer continua mantendo apoio ao INCA e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer.

Nesses 30 anos, a Fundação estabeleceu parcerias nacionais e internacionais importantes como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o seu Programa de Oncobiologia, o Instituto Desiderata, a ACT Promoção da Saúde, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a União Internacional para Controle do Câncer (UICC), entre outros.

Hoje, em meio a pandemia, a Fundação reforça seu compromisso na disseminação de informações relevantes para a saúde e na implementação de projetos e suporte a ações de controle do câncer em todo o Brasil. Neste ano, apoiando a UICC, implementou a campanha 21 ações para 2021. "Trata-se da união de esforços para promover saúde e estimular atitudes do dia a dia que contribuam com o controle do câncer como sempre fizemos ao longo de nossa trajetória de 30 anos”, destaca o diretor executivo da Fundação Luiz Augusto Maltoni.

Foco no trabalho da Fundação, o câncer é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A estimativa do INCA/Ministério da Saúde é de que 625 mil novos casos da doença sejam registrados este ano. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no ano de 2030, em todo o mundo, 27 milhões de novos casos e 17 milhões de mortes ocorram. Os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, serão os mais afetados. "A doença é uma das grandes preocupações mundiais em políticas de saúde. Frente a esse cenário, é fundamental a participação de toda sociedade no combate ao câncer e, por meio de novas iniciativas como as que estamos realizando este ano, reforçamos nosso papel de apoiar e orientar a todos", reforça Maltoni.

O Prêmio

O Prêmio Marcos Moraes é destinado a pessoas ou instituições científicas, hospitalares ou do Terceiro Setor que desenvolvam ações de prevenção do câncer, promoção da saúde ou para a melhoria da experiência do paciente e do cuidado integral em Oncologia. Em breve, serão divulgadas as regras para concorrer ao Prêmio, que será entregue no mês de outubro, no congresso nacional de câncer do Grupo Oncoclínicas, apoiador do projeto.

De acordo com o diretor executivo da Fundação do Câncer, “completar 30 anos é um marco para qualquer instituição, especialmente, para as sem fins lucrativos como a nossa. Temos consciência do muito que realizamos, e, também, pleno compromisso com o tanto que ainda precisamos fazer para seguir transformando a realidade do controle do câncer no nosso país".