Brasil,

Periodontite e hipertensão: qual é a relação entre as duas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A hipertensão é mais comumente relacionada ao coração, mas o que poucas pessoas sabem é que uma das formas de combater o problema é mantendo a saúde bucal em dia, particularmente a gengiva.

É natural ter dificuldades de compreender inicialmente como a gengiva pode interferir em um quadro de hipertensão. Para isso, é importante ter em mente que o organismo humano é formado por um conjunto de sistemas tão intricadamente relacionados que um desequilíbrio em uma parte ou em um processo do mesmo pode refletir no organismo como um todo.

Há décadas têm sido publicados diversos estudos que comprovam haver uma conexão linear entre saúde bucal e saúde cardíaca. Ou seja, os casos de periodontite interferem diretamente no risco de pressão alta, e quanto maior for a gravidade do seu quadro, maior também será o risco de hipertensão – que pode levar a um AVC ou a um ataque cardíaco fatal.

Depois da cárie dentária, as doenças periodontais são as que mais afetam a saúde bucal da população brasileira. Elas podem ser definidas como um conjunto de enfermidades que afetam as estruturas que suportam os dentes. São basicamente divididas em gengivite (inflação da gengiva) e periodontite (inflação do osso com perda óssea), sendo esta última a de maior relevância clínica e que causa maior dano ao paciente.

Assim como a gengivite, a periodontite é geralmente assintomática, sendo percebida pelo paciente principalmente através de: sangramento da gengiva (espontâneo ou usando fio dental), aparência da gengiva (fica inchada, mais vermelha e brilhante), aparência de “dentes crescidos”, aumento dos espaços entre os dentes, pus, mobilidade dental (dente “bambo”), gosto ruim na boca e/ou mau hálito. Dificilmente há dor causada pela periodontite; por isso o paciente deve ficar atento aos sinais e sintomas descritos acima.

Há números que mostram o tamanho da preocupação que se deve ter com a infecção da gengiva. A periodontite é uma doença crônica que afeta de 45% a 50% da população mundial, sendo que a sua forma mais grave afeta 11,2% das pessoas. É a sexta doença mais comum. Só no Brasil são registrados mais de 2 milhões de novos casos de periodontite por ano.

“A periodontite abre literalmente um caminho para a proliferação e entrada de bactérias patogênicas no sistema vascular, além de seus subprodutos bacterianos”, explica o cirurgião-dentista André Luiz Pataro, doutor e mestre em Odontologia e especialista em Periodontia. E ele acrescenta: “se essa porta de entrada não for estancada, a quantidade de bactérias que vão invadir o sistema circulatório tende a aumentar, desencadeando problemas mais graves de hipertensão e suas consequências”, esclarece.

Por outro lado, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 17,9 milhões de óbitos no mundo, um terço do total de mortalidade, afetando milhões de indivíduos no Brasil, sendo atualmente considerada a maior causa de morte nessa população.

“Sabemos que periodontite e hipertensão possuem correlações e plausabilidades biológicas bastantes evidentes, havendo vários fatores envolvidos nesse processo”, destaca.

Uma importante revisão sistemática presente no estudo “Periodontitis and cardiovascular diseases: Consensus report” do professor espanhol Mariano Sanz e colaboradores, publicado no Journal of Clinical Periodontology em 2020, demonstrou um risco aumentado de primeiro evento coronário em pacientes com periodontite clinicamente diagnosticada. Também têm sido relatadas associações positivas entre periodontite e insuficiência cardíaca.

“Há evidências de que espécies bacterianas orais podem entrar na circulação e causar bacteremia, sendo que um maior risco foi associado a um pior estado de saúde periodontal. Há evidências de vestígios de DNA, RNA ou antígenos derivados de espécies bacterianas orais em tecidos aterotrombóticos. Estudos em animais têm demonstrado que bactérias periodontais aceleram a aterosclerose, induzindo estrias de gordura na aorta e também lesões aórticas e coronárias após bacteremia”, ressalta.

Pataro recomenda que:

- Pessoas que apresentem diagnóstico de doenças cardiovasculares passem por um exame oral completo, que inclui uma avaliação periodontal abrangente e tratamento específico quando necessário.

- De forma semelhante, pacientes com periodontite precisam saber que há um risco maior de doenças cardiovasculares, devendo gerenciar ativamente todos os fatores de risco cardiovasculares (tabagismo, exercícios físicos, excesso de peso, pressão arterial, gestão de lipídios e glicose, além de adequada terapia e manutenção periodontal para manter a saúde bucal).

“Isso precisa ficar bastante claro: não estou falando de cura, mas de prevenção. Essas são medidas preventivas que visam reduzir os riscos bidirecionalmente e aumentar a qualidade de vida e a longevidade”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar