Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cardiologista curitibano traz quatro medidas para baixar a pressão arterial sem remédios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camile Triska
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em seu canal do YouTube, médico Dr. Gustavo Lenci Marques conta como o período da escravidão deixou sequelas na saúde da população

As quatro medidas para baixar a pressão arterial sem tomar remédios são eficazes, mas não substituem os medicamentos para quem precisa deles. O alerta faz parte da introdução de episódio do canal do YouTube, Café com Medicina, do cardiologista curitibano, professor e doutor em Medicina Interna Dr. Gustavo Lenci Marques: https://youtu.be/GilF3A1hSa4, em que ele fala sobre a hipertensão, doença silenciosa e perigosa.

Quatro medidas para abaixar a pressão arterial sem medicação

Redução de peso

Setenta e cinco por cento das pessoas diagnosticadas com hipertensão estão acima do peso. Sinal de alarme, porque o aumento de 5 pontos no IMC, Índice de Massa Corpórea, eleva em 30% o risco de morte prematura.

Um dado positivo, é que a cada 5 kg de sobrepeso reduzidos, a pressão arterial pode abaixar até 4 milímetros de mercúrio – o milímetro de mercúrio (MMHG) é a unidade de medida da pressão arterial.

Dieta adequada

“Não tem mágica nem alimento milagroso, mas sim uma dieta saudável”, avisa Lenci. A dieta dash, no entanto, reduz risco de infarto e AVC, pode abaixar a pressão arterial em até 11 mmhg, e consiste basicamente na substituição de sódio por alimentos ricos em cálcio, magnésio, fibras e pouca ingestão de gordura.

Atividade física

É preciso diferenciar atividade física de exercício físico. Atividade física é tudo o que as pessoas fazem no dia a dia em tarefas domésticas, da própria profissão etc.

“Já exercício físico regular vai diminuir com consistência a pressão arterial”, afirma o cardiologista. Pelo menos 150 minutos de exercício na semana associando aeróbico, como corrida, com o de resistência, como a musculação.

Hoje há a opção de canais no YouTube em que profissionais especializados ensinam e orientam a fazer exercícios em casa.

Atividades antiestresse

A meditação transcendental é, entre as práticas antiestresse difundidas hoje, a que tem eficácia cientificamente comprovada de reduzir a pressão em até 4 mmhg.

Outras práticas, como a a respiração lenta e guiada, que pode baixar até 6 mmhg da pressão arterial, e a musicoterapia, demonstram evidências, mas sem comprovações de longo prazo.

Hipertensão e população negra: teoria da escravidão

Toda hipertensão ocorre porque o sangue com muito sódio retém mais líquido, fazendo a pressão arterial subir. Retendo mais líquido, o organismo fica mais resistente à desidratação, mas isso não é vantagem, principalmente com a prevalência de dietas hipersódicas, hoje. No tempo da escravização do povo negro, no entanto, pode ter garantido uma sobrevida mais longa a muitos escravizados.

Dados sugerem, conta Lenci, que até 72% dos negros que eram escravizados morriam nos primeiros quatro anos de escravidão, sendo a desidratação uma causa de morte comum.

“Assim, aqueles que já tinham o gene de retenção de sódio, que retinham mais líquido, viviam mais e transmitiam mais esse gene às gerações subsequentes”, conclui Lenci.

Segundo ele, a teoria da escravidão propõe que esses genes da retenção de sódio seriam ainda hoje responsáveis pelos altos índices de hipertensão na população afroamericana.

Informações sobre saúde baseadas em evidências

No ar desde janeiro de 2020, o canal Dr. Gustavo Lenci Marques (https://www.youtube.com/channel/UCxH13AwTizUe8lyOH0mYwyA) tem mais de 6 mil inscritos e foi criado para difundir informação objetiva e de qualidade da área da saúde, sempre de maneira descomplicada e baseada nas mais recentes pesquisas e na Medicina baseada em evidências.

Entre os temas abordados estão polêmicas em evidência na mídia, curiosidades, histórias da Medicina e explicações sobre doenças, medicamentos e vacinas. Toda semana são publicados novos vídeos voltados ao público em geral e, às segundas-feiras, o Dr. Gustavo Lenci Marques ainda realiza lives, às 20h, direcionadas a acadêmicos de Medicina e médicos sobre atualizações e novidades da Cardiologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar