SEGS Portal Nacional

Saúde

A Covid-19 pode fazer o cabelo cair?

  • Terça, 25 Mai 2021 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letra Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

1 a cada 4 pessoas que foram infectadas pelo vírus, sofrem com alterações na pele ou no cabelo.

Sim, quem já foi infectado pelo Novo Coronavírus possui maior chance de sofrer com a queda de cabelo. Este é apenas um dos inúmeros sintomas do pós-Covid. Estima-se que mais de 20% das pessoas que foram contaminadas pelo vírus, estão propícias a sofrerem com a queda do cabelo após o período de infecção.

A médica, Dra. Marcela Loschi, diz que “a pele, nosso maior órgão, infelizmente não ficou de fora da lista dos afetados pela doença. Desde o início da pandemia da Covid-19, muitos pacientes notaram que os fios de cabelo começaram a cair após contrair o vírus. Esse fato foi comprovado por estudos realizados por pesquisadores de universidades dos EUA, México e Suécia”.

“Cerca de 25% dos pacientes desenvolvem queda capilar com a infecção do coronavírus. É sabido que doenças de origem emocional, autoimunes e infecciosas podem causar quadros de perda capilar, como o eflúvio telógeno e a alopecia areata. E com a Covid-19 não é diferente, a ação do vírus no sistema imunológico pode desencadear tais sintomas”, completa.

Ademais, ela ainda ressalta que “os estudos observaram que a queda capilar mais intensa ocorre entre 2 e 3 meses após a infecção e que pode durar até 6 meses da instalação do quadro inicial. Porém, ainda são necessários novos estudos para esclarecer melhor como o coronavírus afeta o ciclo capilar.”

Como o vírus pode afetar a saúde do nosso cabelo?

Segundo Marcela, as razões da queda capilar relacionadas à Covid-19 ainda não estão claras. “Uma das hipóteses é de que doenças febris possam afetar o ciclo capilar, mantendo os folículos pilosos em estado de repouso, por dois ou três meses, e após este período os fios caem. É por isso que as pessoas observam a queda dos cabelos tempos após o período infeccioso. Entretanto, na grande maioria dos casos, o cabelo se recupera depois de alguns meses".

Outro fator que também deve ser levado em consideração, é o estado emocional. Acredita-se que alterações emocionais, em decorrência do isolamento social, ou mesmo a perda precoce e repentina de entes queridos pela Covid-19, estejam relacionadas à uma queda de imunidade dos indivíduos, resultando em uma queda capilar intensa.

Sobre o tratamento da queda de cabelo e das demais alterações na pele causadas pela Covid, Marcela deixa o alerta: “para tratar as lesões na pele e o eflúvio telógeno, pode ser necessário o uso de alguns medicamentos. Geralmente, as lesões de pele duram até 14 dias, já a queda capilar, de 6 meses a 1 ano. O tratamento deve ser orientado pelo médico especialista, que pode prescrever a reposição de micronutrientes e o uso de medicamentos tópicos ou orais. Lembrando sempre dos riscos da automedicação”.

Nos casos mais graves de Covid-19 podem ficar algumas sequelas cutâneas. “A inflamação vascular que acontece na Covid-19, causa uma oclusão dos vasos sanguíneos periféricos, principalmente das mãos e dos pés. Essas lesões vaso-oclusivas, podem deixar a pele mais arroxeada e causar isquemia nas pontas dos dedos. Se não forem tratadas a tempo podem levar a necrose, e em último caso, até a amputação dos dedos”, perfaz.

“Caso você tenha passado pela doença e observado que seu cabelo está caindo, é importante consultar um especialista para esclarecer melhor o quadro e iniciar o tratamento o quanto antes”, orienta a especialista.

Fonte: Marcela Loschi, médica, atua em Belo Horizonte, com clínica médica no Hospital MaterDei e dermatologia em consultório particular. Especialista no tratamento de cicatrizes de acne.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version