Brasil,

Crescem casos de hipertensão entre jovens à medida que cuidados com o coração caem em meio a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

- Sedentarismo, obesidade e excesso no consumo de álcool são fatores de risco para a doença e podem prejudicar a saúde do coração1

- Campanha “Escute seu Coração” procura conscientizar a população para os perigos dessa condição que cresce no Brasil

Um em cada quatro adultos no Brasil tem hipertensão². Cerca de 14,4% de jovens foram diagnosticados com a doença nos últimos 10 anos³. Por dia, 829 mortes acontecem no Brasil devido a doenças do coração². Por conta desses números alarmantes, 26 de abril é considerado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial e tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde do coração.

A pressão alta (ou hipertensão arterial) ocorre quando há um aumento na intensidade da pressão do sangue sobre as paredes das artérias o que pode lesar órgãos vitais do corpo humano, desde a retina ao cérebro e coração.

A doença também é considerada um fator de risco para a COVID-19, visto que os pacientes com hipertensão e infectados pelo coronavírus têm mais riscos de precisarem de internação na UTI, uso de ventilação mecânica e até mesmo de morte4,5.

Por isso, é muito importante que os hipertensos mantenham os cuidados adequados tanto para se protegerem do contágio quanto do próprio controle da pressão arterial com visitas regulares ao seu médico.

Mas há uma preocupação quanto a esse controle, já que os brasileiros deixaram de cuidar da saúde durante a pandemia. Dados do SUS (Sistema Único de Saúde) mostram que houve uma queda de 38% em consultas, atendimentos e acompanhamentos em clínicas comparado ao mesmo período de 2019 (março a outubro)6. De acordo com o professor e cardiologista Dr. Aguinaldo Freitas Jr, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, “em 2021 a situação piorou tanto no sistema público quanto no privado e temos observado uma redução de até 60% no movimento dos ambulatórios de seguimento de doenças cardiovasculares”.

“Em tempos de pandemia, nada mais importante do que a prevenção. Não deixe que o medo da COVID-19 supere o receio de ter complicações cardíacas e não substitua seu controle regular pela automedicação”, afirma o cardiologista. “Os hospitais e clínicas estão preparados e seguindo todas as recomendações para receber o paciente nas consultas e acompanhamentos de rotina”, complementa o médico.

A preocupação quanto aos riscos da hipertensão também vem crescendo muito entre os jovens. Além do aumento de casos de hipertensão nos últimos dez anos nessa população, há um alerta quanto aos fatores de risco para a doença, como o sedentarismo, o estresse, a obesidade e o consumo de álcool1.

Dados do IBGE apontam que cerca de 33% dos brasileiros entre 18 e 39 anos são insuficientemente ativos. Os jovens e jovens adultos também são os que mais consomem álcool uma vez ou mais por dia na semana7. Isso sem contar o período em que vivemos de isolamento social que traz obstáculos, como a carga excessiva de trabalho no home office, além do aumento do sedentarismo.

Escute seu Coração

Para conscientizar as pessoas quanto aos cuidados com o coração e fazer um alerta para a hipertensão, a Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, lança a campanha “Escute seu Coração”. O objetivo é levar informação de qualidade sobre o cuidado cardiovascular ao maior número possível de pessoas.

Para isso, a Merck está realizando uma série de iniciativas de conscientização para o público externo sobre a importância de ouvir seu coração e iniciar os cuidados cardiovasculares desde cedo e não apenas na terceira idade. Bem como, a importância de aderir ao tratamento para manter a pressão arterial controlada e evitar uma série de problemas para a saúde.

Mais informações sobre as doenças do coração estão disponíveis em http://www.incor.usp.br/.

Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia SBC; Sociedade Brasileira de Hipertensão SBH e Sociedade Brasileira de Nefrologia SBN. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Disponível em: http://www.saude.al.gov.br/files/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RDHA.pdf. Acessado em março de 2021.
Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3264-08-8-dia-nacional-de-prevencao-e-controle-do-colesterol. Acessado em março de 2021.
PEBMED. Crescimento dos casos de hipertensão em jovens é preocupante no Brasil. Disponível em https://pebmed.com.br/crescimento-dos-casos-de-hipertensao-em-jovens-e-preocupante-no-brasil/. Acessado em março de 2021.
Coronavírus e hipertensão. Vida Saudável. Albert Einstein. Disponível em https://vidasaudavel.einstein.br/coronavirus/coronavirus-e-hipertensao/. Acessado em março de 2021
Lippi G, et al. Hypertesion in patients with coronavírus disease 2019 (COVID-19): a pooled analyses. Pol Arch Intern Med. 2020 Apr 30; 130(4):304-309. Doi: 10.20452/pamw.15272
Ministério da Saúde - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS)
Pesquisa nacional de saúde: 2019: percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. - Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 113p.

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Cerca de 58.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras de viver mais qualitativas e sustentáveis. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e a descoberta de maneiras únicas de tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2020, a Merck gerou vendas de € 17,5 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram essenciais para os avanços tecnológicos e científicos da Merck. Foi assim que a empresa prosperou desde a sua fundação em 1668. A família fundadora continua sendo a proprietária majoritária da empresa de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, onde os setores de negócios da Merck operam como EMD Serono na área da saúde, MilliporeSigma em ciências da vida e EMD Electronics.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar