Brasil,

Obesidade já afeta um em cada quatro brasileiros; médica fala sobre transformações necessárias para reverter o quadro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yara Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sedentarismo, má alimentação e estresse são fatores importantes no desenvolvimento desta doença crônica, além de causas genéticas e hormonais

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que um a cada quatro brasileiros estão obesos, sendo que 61,7% da população está acima do peso. Embora atualmente existam muitas correntes em favor da aceitação do próprio corpo, não podemos esquecer que, quando o assunto é obesidade, estamos falando de uma alteração no organismo, uma doença crônica que pode trazer graves consequências se não for combatida.

“Aceitar-se não é sinônimo de ter saúde. São dois assuntos diferentes”, afirma Dra. Lívia Salomé, médica especialista em Medicina do Estilo de Vida pela American College of Lifestyle Medicine. A médica reforça que a obesidade no início da vida adulta é uma preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS) porque isso, por si só, já abrevia o tempo de vida. “Sem falar no risco potencializado de entrar em um quadro mais grave ao contrair a Covid-19”, diz a especialista.

Atualmente, se fala muito em quebrar padrões de beleza impostos ao longo do tempo, o que é muito positivo para evitar

Segundo ela, é preciso lembrar que a aceitação do corpo não significa estar com a saúde em dia. “São dois assuntos diferentes. Independentemente de padrões estéticos, a obesidade pode desencadear outros problemas de saúde”.

Dra. Livia esclarece que o acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e também pode desencadear alguns tipos de câncer. “Claro que estas doenças não são exclusividade de pessoas obesas, mas estar com sobrepeso representa um importante fator de risco para todas elas”, esclarece.

Os números do IBGE sobre os índices de obesidade entre os brasileiros traduzem o comportamento da população durante o isolamento. Entre os fatores que vêm colaborando para que as pessoas ganhem peso, estão o sedentarismo e o estresse, que levam as pessoas a mudarem os hábitos alimentares intuitivamente, muitas vezes descontando a ansiedade na comida. “Ao passo em que comem mais, elas deixam de realizar atividades do dia a dia ao ar livre, assim como os exercícios físicos, que são deixados em segundo plano”, diz a médica.

Além disso, ela revela que a obesidade também pode ter causas genéticas e hormonais, o que requer um tratamento multidisciplinar, como propõe a Medicina do Estilo de Vida (MVE). “O paciente precisa se conscientizar de que a obesidade é uma doença crônica e que é necessário mudar completamente o estilo de vida para melhorar. É uma transformação composta por muitas etapas, inclusive psicológica e emocional”, afirma a Dra. Livia.

Ela ressalta que não existe fórmula mágica capaz de garantir emagrecimento rápido e duradouro. “Normalmente, as estratégias bruscas e imediatistas levam a um resultado que dificilmente será mantido por um longo período”, informa a Dra. Livia.

Conforme a especialista, o melhor caminho é realizar uma mudança geral no estilo de vida - especialmente sobre a alimentação, exercícios físicos, equilíbrio mental e qualidade do sono. Outro ponto importante é investigar possíveis causas da obesidade, como alterações hormonais. “Desta forma, o médico especialista pode tomar as melhores decisões para ajudar o paciente a se manter saudável e com mais qualidade de vida”, finaliza a especialista.

Sobre Dra. Lívia Salomé

Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem especialização em Clínica Médica e certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine.

Atualmente, é vice-presidente da Regional Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar