SUS gasta 41,1% do investimento em tratamento oncológico com cânceres associados ao excesso de peso
O oncologista Ramon Andrade de Mello, da Unifesp, ressalta que 30% dos tumores oncológicos podem ter relação com a obesidade
Um levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer) aponta que o SUS (Sistema Único de Saúde) gasta 41,1% dos recursos destinados aos tratamentos oncológicos no país apenas contra cânceres associados ao excesso de peso. A pesquisa mostra que, dos R$ 1,7 bilhão utilizados pelo sistema em 2018, R$ 700 milhões foram destinados para terapêuticas relacionadas a tumores malignos de mama, intestino grosso e endométrico. O estudo foi publicado pela revista científica Plos One.
“O excesso de peso aumenta os riscos de câncer e, aproximadamente, 30% de alguns tipos da doença estão relacionados à obesidade”, esclarece o oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).
Para mudar essa realidade, o pesquisador da Unifesp ressalta a importância da mudança de hábitos: “As pessoas devem evitar principalmente os alimentos processados e dar prioridade aos vegetais. Entre eles, o brócolis, que é rico em antioxidante e ajuda no emagrecimento. Entre as frutas, a maçã é um dos alimentos que melhor colabora para a digestão”.
Ramon de Mello indica ainda o uso da espirulina, um suplemento dietético originado de cianobactérias de algas da região da América Central: “Em 2018, a revista científica suíça chamada Marine Drugs publicou um estudo clínico (doi: 10.3390/mdl6100364) mostrando que a espirulina pode ser utilizada como tratamento complementar para a redução do colesterol, diminuição de peso e inibição do apetite”.
O oncologista orienta ainda a prática de exercícios físicos regulares durante a semana: “Mesmo durante a pandemia, podemos dedicar um tempo do nosso dia para uma caminhada ou até mesmo dispensar o elevador e subir as escadas”, sugere.
O pesquisador da Unifesp explica que o tecido gorduroso amplia a produção do hormônio estrogênio, que tem relação com o estado inflamatório sistêmico no indivíduo. Os tumores de mama endométrico são os mais comuns na obesidade feminina. Os tumores de esôfago, intestino, reto, rins e pâncreas também podem estar relacionados com a obesidade.
Sobre Ramon Andrade de Mello
Oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).
O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é membro do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO).
O oncologista é do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de Julho, em São Paulo, SP, e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário