Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Na luta em favor da saúde vocal

Daniela Boeira da Silva, coordenadora do Ambulatório de Otorrinolaringologia do Hospital Dona Helena , de Joinville (SC)

Em 1999, eu estava principiando meu segundo ano de Residência Médica em Otorrinolaringologia na Santa Casa de Porto Alegre. Na época, surgiu nesse meio a preocupação em torno da alta incidência de câncer de laringe na população brasileira, e a percepção de que o leigo pouco conhecia sobre seu diagnóstico e prevenção.

O professor Nédio Steffen, da PUC, era o presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV). Com o engajamento de nossos professores da Santa Casa e nos serviços de todo o Brasil, fomos convidados a participar da Primeira Campanha Nacional da Voz. Num fenômeno ímpar e muito bem orquestrado, diversos serviços e profissionais da Otorrinolaringologia se envolveram nas ações educativas e de triagem diagnóstica. Fazíamos laringoscopias gratuitas, com fichas distribuídas nos locais públicos onde íamos divulgar a campanha. A ação alcançou em torno de 40 mil pessoas atendidas em todo o Brasil. Aquela especialidade de nome esquisito começava, então, a ser mais conhecida pela boa vontade em divulgar cuidados com a voz.

O ineditismo da campanha e a competência da otorrinolaringologia brasileira em aderir e divulgar suas ações foram incrementadas até que em 2003 o dia 16 de abril ficou marcado como o Dia Mundial da Voz, mediante parcerias com entidades internacionais, para chegar também a outros países.

Neste emblemático 2021, uma pandemia mundial tem adoecido o aparelho vocal de milhares de pessoas, vítimas de sequelas de uma intubação prolongada para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19.

A atenção da campanha deste ano se volta ao seu princípio: lembrar a todos que, apesar dessa pandemia, existem outras doenças que não podem ser esquecidas, e cujo diagnóstico e tratamento também não podem ser postergados. Neste ano, nos cabe voltar a lembrar do câncer de laringe como uma meta diagnóstica e preventiva.

Que essa seja a oportunidade de criarmos um canal de comunicação com a população, lembrando que os otorrinolaringologistas e os fonoaudiólogos são os profissionais que trabalham em conjunto, a fim de diagnosticar e tratar as patologias vocais. Espero que nos anos vindouros possamos novamente comemorar esse dia, que se tornou símbolo mundial da luta a favor da saúde vocal, mais próximos e unidos em um só voz, a qual não seja calada por nenhum vírus que impeça nossa liberdade e nossa paz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo