Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Medicina preventiva: qualidade de vida com a saúde em dia

Medicina preventiva: qualidade de vida com a saúde em dia

Médica dá dicas para manter o corpo e mente em equilíbrio

A medicina preventiva é focada em reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento, além de evitar o desenvolvimento de doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada três brasileiros não tem o hábito de ir ao médico com regularidade.

A diretora da Higia Clinic, a médica Márcia Simões, explica que a medicina preventiva é essencial para evitar possíveis doenças e preparar o corpo para envelhecer com saúde. “Precisamos ter um corpo em equilíbrio e uma imunidade forte para manter a saúde em dia. Com a pandemia, essa necessidade se tornou ainda maior”, afirma. Ela lembra que visitar o médico com frequência e manter os exames em dia é um ato de amor para consigo.

De acordo com o Google, uma em cada 20 pesquisas realizadas no mecanismo de buscas está relacionada à saúde. ”Muitas doenças poderiam ser evitadas por meio de um check-up completo e preventivo, como o infarto, AVC, câncer de pulmão, entre outras”, alerta.

A médica lembra que homens e mulheres devem fazer anualmente uma bateria de exames, solicitados por médicos especializados, especialmente a partir dos 35 anos. Confira as dicas da especialista

1 - Visite seu médico regularmente!

Importante confiar em um profissional que já conheça suas características pessoais e esteja disponível para consultar caso haja qualquer problema ou dúvida sobre saúde;

2 – Faça exames de sangue!

Os exames laboratoriais são essenciais para avaliar o funcionamento do organismo. O médico irá solicitar e avaliar os exames levando em consideração o histórico de saúde do paciente;

3 – Visite o cardiologista.

Uma vez por ano também é necessário realizar uma avaliação cardiológica e os exames que verificam a saúde do coração. Procure médicos que já fazem a consulta presencial e exames tudo no mesmo dia, assim já aproveita uma só saída para manter a saúde do coração em dia;

4 – Atenção à saúde bucal.

A indicação é ir ao dentista de seis em seis meses. Como boa parte das bactérias do corpo humano estão presentes na boca, os problemas bucais podem deixar o organismo vulnerável a uma série de doenças, como problemas no coração, pneumonia, artrite reumática e até impotência.

Na consulta anual, é importante realizar uma análise minuciosa dos níveis vitamínicos, minerais e hormonais do organismo, que identifica excessos ou falta de componentes que podem levar para o desenvolvimento dessas doenças. “A reposição desses componentes pode ser suficiente para manter a saúde em dia, com qualidade de vida. O ajuste corporal fornece uma melhora no funcionamento da parte cognitiva, disposição, foco, concentração, composição corporal e recuperação neural”, completa.

Um corpo em equilíbrio, junto a uma dieta balanceada, contribui para o controle de doenças crônicas e melhora a saúde mental e o funcionamento do corpo, em geral. “Muitas vezes o paciente tem insônia, cansaço, exaustão, compulsão, dificuldade para perder peso, diminuição da libido (apetite sexual), dificuldade de memória, concentração e foco ou fica estressado constantemente dentre outros sintomas e não procura ajuda médica. Essas doenças, se não tratadas, podem evoluir e se tornarem crônicas, como diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, ansiedade, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, depressão, transtorno bipolar, Alzheimer, entre outras”, alerta, lembrando que mesmo em tempos de isolamento social, a prática frequente de exercícios físicos é crucial para o bem-estar físico e mental.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo