Brasil,

Quer manter o seu quadril saudável? Confira três dicas do ortopedista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dor no quadril está entre as dez principais doenças e lesões que existem, segundo OMS

Responsável por dar sustentabilidade à base da coluna e ligar as pernas ao tronco, o quadril é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, considerado o osso mais longo do corpo humano. Eles são cobertos por uma cartilagem que permite o deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade, chamada de acetábulo.

“De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor no quadril está entre as dez principais doenças e lesões que existem e diversos problemas podem prejudicar o bom funcionamento da região e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente de todas as idades. Bursite, tendinite, artrose, síndrome do impacto femoroacetabular e epifisiólise estão entre as principais diagnosticadas no consultório”, explica o médico ortopedista e traumatologista com área de atuação em quadril da Clínica Prime Regen, Dr. Luiz Cesar Ludovice.

Dito isto, o especialista, dá algumas dicas para as pessoas que querem prevenir problemas futuros nesta região.

Movimente seu corpo – A prática de atividades físicas de forma regular garante o fortalecimento e a amplitude do movimento, tornando assim, a região do quadril saudável e com menos riscos de lesões. Escolha o exercício que mais te agrada e não esqueça de procurar um educador físico para receber as orientações sobre como se movimentar adequadamente e com segurança.

Fique de olho na balança – O excesso de peso na região pode gerar um processo de desgaste da articulação, favorecendo o aparecimento da artrose. Por isso, é preciso apostar em uma alimentação saudável e, caso surjam dificuldades para isso, vale uma consulta com um nutricionista.

Cuidado com o que você usa no pé – O uso de sapatos de salto alto torna inadequado o caminhar e essa mudança na pisada pode causar, futuramente, dores na região. Além disso, o uso desse tipo de calçado pode triplicar a carga que o quadril recebe e causar um desgaste da cartilagem. Dito isto, opte por usar aqueles que são considerados confortáveis e deixe os de salto somente para ocasiões especiais.

Mantenha uma postura correta – Quando o corpo permanece em uma postura inadequada ele acaba sofrendo cargas excessivas sobre a articulação. E, se você está de home office, fique atento a qualidade da sua cadeira e a forma como senta, e lembre-se de sempre realizar pausas para caminhar e alongar o corpo, mesmo dentro de casa.

“E se você já sofre com dor que piora ao andar, sensação de queimação na batata da perna, dormência, formigamento ou dificuldades para realizar suas tarefas de rotina, acredito que seja a hora de procurar um atendimento de um ortopedista, já que um diagnóstico correto e precoce pode garantir uma melhor eficácia de tratamento”, finaliza Ludovice.

Sobre o especialista: Dr. Luiz Cesar Ludovice é médico ortopedista e traumatologista com área de atuação em quadril e pé na Clínica Prime Regen. Além disso, é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Medicina do Pé e membro aspirante da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar