Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) comemora 15 anos de atuação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Glaucia Scavassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ao longo de sua história, a RUTE foi responsável pelo investimento em mais qualidade nas pesquisas colaborativas e pelo incentivo à telemedicina no Brasil

Criada em 2006 com o objetivo de implantar uma infraestrutura de interconexão nos hospitais universitários (HUs) e unidades de ensino de saúde no Brasil, a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) completa 15 anos de atuação apoiando o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivando o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Em sua fase inicial, a RUTE apoiou o surgimento de unidades de telemedicina e de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs), que estimulam a integração e a colaboração entre profissionais de saúde, promovendo sessões, por webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional.

Na sua fase 2, a iniciativa já estava em 27 estados brasileiros promovendo integração e conectividade e disseminando atividades de P&D em hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa. Atualmente, a RUTE já conta com 140 unidades de telemedicina e telessaúde da Rute em plena operação, 55 Grupos de Interesse Especial (SIG) em várias especialidades e subespecialidades da saúde e está expandindo suas operações para a América Latina.

“Os investimentos contínuos realizados na RUTE permitiram que iniciativas de telemedicina e telessaúde ganhassem representatividade em todos os estados do país. Estabelecemos um marco que vem sendo reconhecido inclusive pela Organização Mundial da Saúde, nos tornando referência no setor. Além disso, também temos sido reconhecidos internacionalmente pelo nosso trabalho e o valor agregado trazido às práticas realizadas nos hospitais universitários, o que é um ganho imensurável”, explica o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina

Este período teve marcos importantes:

os SIGs, entre eles o SIG Covid – que já contaram com mais de 4.000 participantes de 14 países – e o SIG Universitários da Saúde.
A expansão da RUTE para a América Latina, a partir de uma aliança com a Red Clara e as redes avançadas dos países Brasil, México, Colômbia, Chile e Equador. Em março deste ano, a primeira delas foi lançada: a RUTE-Chile.
A atuação da Frente Parlamentar de Telessaúde e Telemedicina, na busca de uma política nacional da prática.
O reconhecimento e citação da RUTE pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Relacionamento com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Ao longo dos anos, a RNP passou a ser a coordenadora de todas as ações da RUTE e o modelo que implementamos de unidade e SIGs permitiu que nós divulgássemos o nosso modelo único de colaboração em rede. Essa visão estabeleceu na RNP um novo componente com diversas outras iniciativas que utilizaram o mesmo modelo da RUTE, o que sem dúvidas é um marco na nossa história”, comenta o especialista da Comunidade Saúde da RNP/RUTE, Paulo Lopes.

Para celebrar esse marco, no dia 31 de março, foi realizada uma reunião comemorativa para rememorar os anos de trabalho, vibrar pelo reconhecimento alcançado pela RUTE e traçar objetivos para os próximos anos. Na ocasião, os coordenadores dos Grupos de Interesse Especial (SIGs) e os coordenadores de unidades estavam virtualmente presentes e puderam destacar a importância do programa ao longo desses 15 anos.

“Essa trajetória orgulha muito a RNP! E a RUTE, para nós, são vocês, são as unidades. Vocês implementaram um exemplo de rede de colaboração. E essa trajetória de 15 anos nos diz quanto a gente caminhou. Vocês também nos mostraram a força da educação e pesquisa em saúde. Esse momento está marcado pelo fortalecimento do modelo da RUTE para além das fronteiras do Brasil, a atuação através do comitê técnico de saúde digital da RNP”, comemorou o diretor-adjunto de Relacionamento Institucional, Gorgônio Araújo.

Sobre a RUTE

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), em operação há 15 anos, provê a infraestrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração, conectividade e disseminando atividades de P&D das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede promove o surgimento de novas aplicações e ferramentas que exploram mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para assistência e pesquisa. São atualmente 140 unidades de telemedicina e telessaúde da Rute em plena operação, localizadas em todos os 27 estados do Brasil; e, 55 Grupos de Interesse Especial (SIG) em várias especialidades e subespecialidades da saúde.

Sobre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.529 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de quatro milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar