Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Abril Azul: Desafios que a pandemia do novo coronavírus representa para as crianças autistas

A neuropsicóloga Leninha Wagner, fala da importância da rotina para quem tem autismo.

Com a chegada do novo coronavírus as mudanças na rotina de muitas pessoas foram alteradas pela pandemia se tornando um novo desafio para todos nós. Mas para as crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, sofreu fortes impactos negativos.

Na vida de crianças com autismo, saber o que ‘vai acontecer depois’ é essencial, e a neuropsicóloga Leninha Wagner explica que isso acontece porque as pessoas com autismo precisam de uma rotina pois a instabilidade, as trocas repentinas, geram insegura e ansiedade nelas.

“A rotina é de suma importância na vida de qualquer pessoa, principalmente na vida da criança, porque estabelece e determina limites, trazendo na repetição a segurança para o desenvolvimento típico ou atípico e devido ao isolamento social, o fechamento de escolas, entre outras alterações no cotidiano, afetou diretamente o desenvolvimento delas”.

O distanciamento social determinado pela Organização Mundial da Saúde, é bem-vindo para que a transmissão do coronavírus não aconteça, porém para os portadores de autismo, que sofrem com adaptação de alteração da rotina. Afeta diretamente os resultados para o qual se empenham tanto em estabelecer através do cumprimento da rotina estabelecida.

“Diante da quebra da rotina os efeitos prováveis na vida dos autistas em situação de confinamento, com os espaços a eles destinados fechados, como escolas e consultórios terapêuticos funcionando apenas de forma remota. Traz perdas significativas, retrocedendo aos alcances já conquistados e atrasos no planejamento para futuras conquistas”.

Mesmo diante de tantas mudanças causadas pela pandemia na vida de todos, a neuropsicóloga Leninha Wagner ressalta a importância de se criar uma rotina para as crianças, para manter a rotina do que vem depois: “trazer estabilidade e constância emocional, portanto maior qualidade de vida para o portador de TEA e consequentemente para quem convive com ele”.

Coisas simples como a organização dos horários de tarefas diárias podem ajudar na rotina da criança com autismo como: banho, alimentação, sono, atividade, programas de TVs, brinquedos e brincadeiras, coisas sempre no mesmo lugar e da mesma forma gerando assim a sensação de controle e mantendo o equilíbrio através de sequências já esperadas.

Autismo não tem cura, mas é possível trazer funcionalidade e qualidade de vida ao portador.

Sobre Dra. Leninha

É uma neuropsicóloga especialista no tratamento de diversos transtornos, além de ser habilitada para aplicação de testes psicomotores reconhecidos mundialmente. Como especialista, a Dra. Leninha tem participação em diversos programas de rádio e televisão, assim como periódicos e revistas nacionais e internacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo